São Paulo, quinta-feira, 09 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manaus possui mais de 2.000 igrejas evangélicas

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O crescimento das igrejas evangélicas no Amazonas tem como ingredientes principais a tentativa de buscar a cura de doenças e a liberdade de discutir temas como a sexualidade, tratados com reservas na Igreja Católica. Essa é a visão do sociólogo Carlos Santiago, 35, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Associação dos Sociólogos do Amazonas.
"Nas igrejas evangélicas, as pessoas reproduzem essas necessidades discutindo diretamente com Deus. Não há o padre ou do confessionário para interferir."
Em Manaus existem mais de 2.000 igrejas evangélicas, segundo a Ordem dos Ministros Evangélicos do Amazonas. A Igreja Universal do Reino de Deus tem cerca de 70 mil integrantes no Estado e vai construir em Manaus o maior templo da região.
Algumas igrejas aumentaram tanto o número de fiéis que os pastores se dividiram para abrir representações na periferia. "Há três anos começamos no bairro com quatro fiéis, hoje temos cem", diz o pastor Júlio César Inhamuns, 39, da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil.
Para os católicos, o fenômeno é temporário. "Há muito barulho, mas depois há o retorno, porque nós formamos pessoas sólidas e não com fé superficial", disse Mário Pasqualotto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
As igrejas evangélicas também proliferam nas aldeias indígenas. Segundo o coordenador da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Cláudio Mura, 53, o Ministério da Justiça precisa disciplinar a situação. "Em algumas aldeias os índios não vão mais para a roça e vivem achando que a religião vai salvá-los."


Texto Anterior: Brasileiros citam 35 mil definições para crenças
Próximo Texto: Identidade Étnica: Pretos e índios crescem no país
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.