|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
JIPÕES
Mostra tem desde nacionais, como o Ford EcoSport, até modelos de luxo, caso do Porsche Cayenne
Utilitários esportivos dominam
Divulgação
|
|
MITSUBISHI AIRTREK Misto de perua e utilitário, o modelo 4x4 começa a ser vendido em abril; seu vão livre
é de 195 mm
JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Em oito estandes diferentes, o
visitante do Salão de São Paulo
poderá ver novidades entre os utilitários esportivos. E elas vão de
inéditos modelos nacionais a versões de acabamento.
O motivo é óbvio: o segmento
não pára de crescer. Na Europa,
foram vendidos 362 mil utilitários
em 1997; em 2001, 600 mil. Estima-se que, só nos Estados Unidos, sejam comercializadas 400
mil unidades daqui a dois anos.
Uma das maiores novidades se
enquadra nessa configuração. A
Ford faz a "première" do EcoSport, segundo modelo da família
Amazon (o primeiro foi o novo
Fiesta) a ser produzido na Bahia.
É provável que use o motor 2.0 do
Focus. Haverá tração 4x2 e 4x4.
A Porsche, por sua vez, construiu uma fábrica na Alemanha só
para montar o Cayenne. Uma das
poucas novidades do Salão de Paris que serão mostradas aqui, o jipão pode ter até 450 cv. Seu desenho provoca polêmica antes mesmo de ganhar as ruas.
A Kia mostra o Sorento, esperança de tornar o Hyundai Group
(dono da Kia) um dos maiores fabricantes do mundo. Por aqui, as
vendas começam após o salão.
Há novidades também em picapes. Depois de fechar a fábrica de
Campo Largo (PR), a Dodge testa
a aceitação da RAM, de grande
porte, importada do México. E a
Mitsubishi L200 sofreu algumas
modificações, como a suspensão,
que foi recalibrada.
Texto Anterior: Carros exibem a tecnologia da Fórmula 1 Próximo Texto: Globalização: Modelos nacionais dividem atenção com importados Índice
|