São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JIPÕES

Mostra tem desde nacionais, como o Ford EcoSport, até modelos de luxo, caso do Porsche Cayenne

Utilitários esportivos dominam

Divulgação
MITSUBISHI AIRTREK Misto de perua e utilitário, o modelo 4x4 começa a ser vendido em abril; seu vão livre é de 195 mm


JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em oito estandes diferentes, o visitante do Salão de São Paulo poderá ver novidades entre os utilitários esportivos. E elas vão de inéditos modelos nacionais a versões de acabamento.
O motivo é óbvio: o segmento não pára de crescer. Na Europa, foram vendidos 362 mil utilitários em 1997; em 2001, 600 mil. Estima-se que, só nos Estados Unidos, sejam comercializadas 400 mil unidades daqui a dois anos.
Uma das maiores novidades se enquadra nessa configuração. A Ford faz a "première" do EcoSport, segundo modelo da família Amazon (o primeiro foi o novo Fiesta) a ser produzido na Bahia. É provável que use o motor 2.0 do Focus. Haverá tração 4x2 e 4x4.
A Porsche, por sua vez, construiu uma fábrica na Alemanha só para montar o Cayenne. Uma das poucas novidades do Salão de Paris que serão mostradas aqui, o jipão pode ter até 450 cv. Seu desenho provoca polêmica antes mesmo de ganhar as ruas.
A Kia mostra o Sorento, esperança de tornar o Hyundai Group (dono da Kia) um dos maiores fabricantes do mundo. Por aqui, as vendas começam após o salão.
Há novidades também em picapes. Depois de fechar a fábrica de Campo Largo (PR), a Dodge testa a aceitação da RAM, de grande porte, importada do México. E a Mitsubishi L200 sofreu algumas modificações, como a suspensão, que foi recalibrada.


Texto Anterior: Carros exibem a tecnologia da Fórmula 1
Próximo Texto: Globalização: Modelos nacionais dividem atenção com importados
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.