São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

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Carros exibem a tecnologia da Fórmula 1

FREE-LANCE PARA A FOLHA

No campeonato de Fórmula 1 deste ano, 7 das 11 escuderias são de montadoras. Na verdade, elas usam os circuitos como laboratório para novas tecnologias que podem passar para os carros.
"Drive-by-wire" (acelerador sem cabo), aerofólio, controle de tração, opção de troca de marchas no volante e estrutura deformável são alguns exemplos que nasceram nas pistas.
A Ferrari 575 M Maranello é o primeiro modelo da marca com motor 12 cilindros que recebeu câmbio de F-1. A unidade de controle eletridráulica foi montada na traseira para diminuir o tempo de resposta das trocas.
A equipe da BMW, que faz os propulsores para a Williams, também é responsável pela eletrônica dos esportivos M3 e M5. O bloco de alumínio do motor da Série 7 também é "dividido".
No sedã Vel Satis, destaque da Renault na mostra, o sistema de abastecimento veio dos carros de corrida. Não existe chave ou tampa, e um mecanismo impede o refluxo da gasolina. (JAA)


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