São Paulo, quinta, 11 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UNISA
Cada vestibulando faz um tipo de prova

GIOVANA GIRARDI
free-lance para a Folha

Neste final de semana, depois de passados dois dos principais vestibulares de São Paulo (Fuvest e Unicamp), os vestibulandos que estão prestando para faculdades particulares terão uma maratona a seguir. Uma das provas de domingo é a da Unisa (Universidade de Santo Amaro).
O exame é composto por cem testes de língua portuguesa, literatura, inglês, geografia, história, matemática, química e biologia, a partir das 15h.
Os candidatos terão cinco horas para resolver as questões e devem permanecer no mínimo duas horas na sala.
Para as três áreas (exatas, humanas e biológicas) o número total de questões é igual, mas a ênfase por matéria é diferente. Por exemplo, para os candidatos de exatas, haverá mais questões de matemática, física e química e menos das outras, enquanto os candidatos de humanas terão mais perguntas de português, história e geografia.
Rodrigo Marques Barreto, 19, está tentando uma vaga em odontologia pela segunda vez. No ano passado, ele só prestou para faculdades públicas, mas, como não passou, está atirando para todos os lados.
Ele está prestando sete faculdades, entre elas a Unisa: "É uma opção a mais. Agora eu tenho de passar".
Para fazer a prova, é necessário apresentar o original da carteira de identidade e a ficha de compensação bancária com o protocolo de inscrição.
Até ontem o candidato deve ter recebido uma carta com a indicação do local de prova. Caso ele não tenha recebido, deve comparecer a um dos campi da Unisa ou ligar para (011) 813-4511 ou 0800-17-1796.
Segurança
Para evitar fraudes, a Fundação Carlos Chagas, responsável pelo vestibular da Unisa, tem um esquema de segurança. Além de ser proibido levar qualquer tipo de equipamento eletrônico, nenhum candidato faz prova igual.
As questões e as alternativas são embaralhadas de forma que cada candidato tenha uma prova personalizada. Segundo Ricardo Iglesias, da Fundação Carlos Chagas, as provas têm "conteúdo igual em posição diferente".
Outra medida é o recolhimento de impressões digitais dos candidatos atrás da folha de respostas para evitar que outra pessoa faça a prova no lugar do candidato.
Quem for aprovado terá de confrontar, no momento da matrícula, a sua digital com a marcada na folha de respostas.
A Unisa oferece 3.242 vagas para um total de 7.016 inscritos. O resultado será divulgado no dia 19 de dezembro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.