São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Coréia foi do apocalipse à Copa em 6 anos

É difícil acreditar que a hoje equilibrada Coréia do Sul não faz seis anos saiu de uma crise econômica gigante que assustou o mundo globalizado e fez seu presidente pedir desculpas à população, tamanho era o número de empresas quebradas e o consequente aumento do desemprego.
"É a mais vergonhosa experiência para todo o povo coreano, que tinha alcançado notável sucesso econômico por mais de três décadas", disse à época o então presidente Kim Young-Sam.
Afinal, o país, em 30 anos, havia passado de uma nação de camponeses enlameados para o status de 11ª potência econômica da Terra.
A Copa do Mundo encontra o tigre asiático em incrível recuperação, desde o apocalipse de 1997. Já em 1999, a Coréia fechava o ano com um crescimento de 10,9% em relação ao ano anterior.
E o balanço anual econômico coreano até hoje segue fechando em um feliz azul, o que permitiu ao país bancar sem grandes sustos a co-organização da Copa do Mundo de 2002.



Texto Anterior: Política: País é regido por dois tipos de governo
Próximo Texto: Religião: Nação se divide entre ‘salada’ e ‘ausência’ de fé
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.