São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA

País é regido por dois tipos de governo

A Coréia do Sul esteve ligada à irmã do Norte por 2.000 anos, mas o Estado sul-coreano nasceu em 1948, tutelado pelos EUA e sob o comando de Syngman Rhee, enquanto os nortistas seguiam um regime pró-soviético.
O território coreano já tinha sido motivo de outra grande disputa, entre japoneses e chineses. O conflito dos anos 1894 e 1895 marcou o expansionismo nipônico, que dominou a Coréia até o fim da Segunda Guerra Mundial.
Entre 1950 e 1953, foi a vez da Guerra da Coréia, um reflexo da Guerra Fria que começou com as tropas americanas tomando Seul, que pertencia aos comunistas.
Rhee ficou no poder até 1960, quando renunciou em meio a acusações de corrupção. No lugar dele, assumiu Chang Myon, que foi deposto após um golpe liderado pelo general Park Chung-hee -esse instaura ditadura em 1972.
Hoje, a Coréia do Sul é uma república com forma mista de governo. Tem presidente e primeiro-ministro (são nove províncias e seis cidades especiais).



Texto Anterior: Coréia do Sul 3 x 1 Brasil
Próximo Texto: Economia: Coréia foi do apocalipse à Copa em 6 anos
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.