São Paulo, quinta, 13 de novembro de 1997.



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RESUMINDO
Narrativa revê o mundo nos olhos de Miguilim

ROGÉRIO HAFEZ
especial para a Folha

Guimarães Rosa não é apenas, ao lado de Machado de Assis e Eça de Queirós, um dos maiores romancistas da língua portuguesa. Ele é considerado um dos maiores escritores de todo o século 20, ao lado de James Joyce, Marcel Proust e Jorge Luis Borges. Tal reconhecimento se deve, sobretudo, à obra espantosa que é "Grande Sertão: Veredas", traduzida e admirada nos principais idiomas do ocidente.
Grande parte do gênio de Guimarães Rosa advém do fato de ele ter fundido, de modo muito original, as duas vertentes históricas do romance brasileiro, a regionalista e a psicológica, elevando-as a um novo patamar e dando-lhes um interesse e um sentido de fato universais. Partindo do pitoresco ou do insólito, nutrindo-se de inúmeras tradições populares e eruditas, abolindo fronteiras entre os gêneros literários e até entre os idiomas, sua ficção realiza uma misteriosa alquimia que alcança a grandeza dos mitos.
"Campo Geral" é uma das "novelas" de "Corpo de Baile", livro editado pela primeira vez em 1956, mesmo ano da publicação de "Grande Sertão: Veredas". A narrativa acompanha alguns momentos marcantes da infância de Miguilim, um menino de oito anos que vive no Mutúm, um ponto incerto dos Campos Gerais, no sertão remoto do país (Rosa costumava dizer que o "sertão está em toda parte"). O garoto sensível amadurece com experiências difíceis que se dão, sobretudo, no interior da família humilde e numerosa.
As figuras centrais da novela são o pai Bernardo (cuja autoridade e brutalidade o filho contesta; o pai, mais tarde, comete suicídio), a mãe Nhanina (a quem muito ama, mas cuja postura dissimulada lhe desagrada), o Tio Terêz (irmão do pai e muito camarada com o sobrinho; o tio é obrigado a fugir, sob a acusação de adultério com a cunhada), os irmãos Dito e Liovaldo (o primeiro, grande companheiro, morre estupidamente de tétano e é sempre lembrado com veneração; o segundo, o mais velho e malévolo, desperta a ira e a violência de Miguilim), a beata e severa avó Izidra, os curandeiros Seo Deográcias e Seo Aristeu. Ao final, Miguilim reverá sua ligação com o ambiente e a família, ao partir para a cidade e para os estudos com um médico, que lhe descobre a miopia e lhe redescobre o mundo.
O encanto maior da novela não está propriamente em seu enredo, mas em sua própria linguagem. O narrador adere à consciência do protagonista e recria mimeticamente todo o universo da sensibilidade e dos dramas da criança. Narrado em terceira pessoa, "Campo Geral" fascina pelo estilo oral e pelo uso magistral do discurso indireto livre, e nos faz rever o mundo através dos olhos virginais de Miguilim.


Rogério Hafez é tradutor e colaborador do curso Objetivo.



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