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FACULDADES - editoração
Formação é
editorial e
cultural
free-lance para a Folha
No Brasil, apesar do crescimento da procura dos vestibulandos pela carreira de editoração (ela é a oitava mais procurada na Fuvest 98, com 38,7 candidatos por vaga), existem apenas
três faculdades. Em São Paulo o
curso é oferecido na USP (Universidade de São Paulo) e na Faculdade Anhembi Morumbi.
"O curso prepara os alunos
para um mercado que está crescendo" afirma a coordenadora
do curso de comunicação social
da Anhembi Morumbi, Soledad
Galhardo, 45.
Na Anhembi o primeiro ano de
curso é geral na área de comunicação. O contato com a produção editorial só existe a partir do
segundo ano.
Para Soledad, o ponto forte do
curso, é ensinar o aluno a pensar
"editorialmente". Além disso,
ele recebe formação para
"transformar cultura em produto de consumo. Desenvolver um
pensamento estratégico-administrativo e estético".
Na USP, a preocupação atual é
ampliar os ensinamentos para as
novas tecnologias.
Segundo a chefe de departamento de jornalismo e editoração da USP, Dulcilia Buitoni, 50,
o curso está em processo de modificação de currículo para introdução de "novos suportes", e
não só produção de livros, como
vem ocorrendo.
Apesar disso, ela lembra que a
editoração é um processo cultural e não só técnico.
Ela afirma, ainda, que para
complementar as atividades culturais, o aluno pode contar com
toda a infra-estrutura da Cidade
Universitária.
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