São Paulo, Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESFILE EM SP
Gaviões da Fiel estoura tempo do desfile e joga culpa em carros largados na dispersão
Camisa e Mocidade perdem 5 pontos

da Reportagem Local

A Camisa Verde e Branco e a Mocidade Alegre perderam cada uma cinco pontos no desfile de sábado. A Camisa tinha baianas a menos; a Mocidade, carros.
O regulamento manda que a ala das baianas tenha no mínimo 50 componentes. A Camisa saiu com 33 baianas e mais 14 convidadas logo atrás, totalizando 47.
Na Mocidade, o problema foi com o carro "Lavagem do Senhor do Bonfim". Com o eixo quebrado, ele não permitiu a passagem dos carros do Pelourinho e dos trios elétricos baianos.
Sem as três alegorias, a escola colocou na passarela apenas três carros (incluindo o abre-alas) -o mínimo seriam cinco.
Durante o desfile, o carnavalesco da escola, Wagner Santos, chorava sentado no carro quebrado, um dos mais bonitos que fez. "Estragaram o trabalho de um ano todo."
Além da perda de pontos, a falta dos carros pode prejudicar ainda as notas da escola nos quesitos enredo e alegorias.

Atraso
Última a desfilar, a Gaviões da Fiel terminou a apresentação em 66 minutos -um a mais do que o tempo regulamentar.
Embora a escola devesse perder um ponto, os diretores da Gaviões não quiseram assumir a responsabilidade pelo atraso.
Em vez disso, assinaram uma ata em que apontavam carros deixados irregularmente na dispersão por outras escolas como responsáveis pela demora. O presidente da escola, Douglas Deungaro, ainda apontou que o cronômetro teria disparado antes do horário.
"Se for assim (se a decisão for pela perda do ponto), toda última escola a desfilar acaba sendo prejudicada", disse Carlos Tadeu Miranda, diretor de harmonia da escola.
Apesar de prevista no regulamento, a perda do ponto não foi confirmada pela Liga, que afirma que todas as punições ainda precisam passar pelo crivo do presidente da entidade, Robson Oliveira, e dos dirigentes das escolas.

Dispersão
A controvérsia ocorreu porque, ao deixarem carros na dispersão, as escolas infringem o regulamento. Ele prevê que a escola desocupe totalmente a área 30 minutos após o término do desfile.
Águia de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Mocidade, Vai-Vai, Rosas de Ouro e Leandro de Itaquera deixaram carros na dispersão e, por isso, foram multadas em R$ 10 mil cada uma. A infração não acarreta perda de pontos no julgamento.
A regra é feita para evitar que as escolas que desfilam depois sejam prejudicadas na dispersão, o que atrasa o desfile.
A Gaviões da Fiel não cumpriu os 30 minutos porque as alegorias anteriores impediam a passagem de seus carros. Por isso, a punição também não foi confirmada.
(SC, FSa e MO)


Texto Anterior: Escolas anunciam, mas famosos não aparecem
Próximo Texto: Adesivo orienta beijoqueiro
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.