São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

GUIA DO MBA

Aluno de especialização tem, em média, 38 anos

Datafolha mostra que estudante saiu da graduação há mais de oito anos

Carlos Cecconello/Folhapress
Denise Bazzan, 44, usou o que aprendeu na pós para abrir uma consultoria de marcas

CRISTIANE CAPUCHINHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De olho em cargos de chefia, muitos profissionais recorrem ao MBA (Master in Business Administration) para afiar os conhecimentos na área de gestão.
Para saber que efeitos o curso pode ter no trabalho, o Datafolha entrevistou 200 pessoas que fizeram a especialização há até três anos.
O levantamento mostra que o aluno tem, em média, 38 anos, formou-se na graduação há mais de oito e ocupa cargo gerencial.
Os resultados deste ano diferem dos apontados nos estudos feitos em 2007 e 2009 quanto a aumento de salário e promoção. No atual, o reajuste médio do rendimento de quem fez o curso foi menor (18,5%) do que em 2009 (28,7%) e em 2007 (41,8%).
Se, comparado a outras modalidades de pós-graduação, seu caráter prático atrai alunos motivados pela possibilidade de ascensão profissional, o estudo mostra que a porcentagem de ex-alunos de MBA que foram promovidos foi menor neste ano.
Em 2010, 44% receberam promoção -em 2009, isso aconteceu com 48% dos entrevistados que continuavam na mesma empresa e, em 2007, com 59%.
Mas esses não são os únicos dividendos. Neste ano, quem fez a especialização também ficou satisfeito com a melhora de seu desempenho para elaborar estratégias e entregar resultados.
Nesta edição especial, ex-alunos da pós-graduação avaliam a experiência e falam de sua satisfação com o conteúdo e os resultados obtidos após o curso.
Consultores e professores comentam os resultados da pesquisa e dão dicas de como aproveitar as aulas para melhorar a atuação no trabalho.


Próximo Texto: Estudante deve ter um cargo gerencial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.