São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Domingão é comandado pelas crianças

GABRIELA MICHELOTTI
da Revista da Folha

Acordar às 6h30 no domingo e passar três horas sentado em um estádio descoberto, sob um chuvisco fino e uma temperatura de 15º C, assistindo à abertura das Olimpíadas do Colégio Objetivo -um longo desfile de adolescentes e crianças coreografadas ao ritmo de "My Heart Will Go On", tema do filme "Titanic".
O programa, que seria descrito como "infernal" por grande parte dos paulistanos, foi encarado com prazer pelo casal Milton De Simone Jr., 47, e Carmen Silvia Salani Simone, 39, pais que procuram compensar no fim-de-semana o pouco tempo despendido com os filhos de segunda a sexta. "O fim-de-semana é para a Nathalia e o Milthon", diz o pai, empresário da área de refrigeração.
Depois da cerimônia de três horas e da participação de Nathalia, 7, em uma corrida, a família volta para casa em Alphaville (27 km de São Paulo). No caminho, Milthon, 4, vem dormindo. A irmã presta atenção na conversa dos pais, sobre uma amiga que tinha engravidado tomando pílula, e pergunta: "O que é anticoncepcional?".
Carmen responde rápido: "É quando uma mamãe não pode ter filho e toma esse comprimidinho, chamado anticoncepcional. Às vezes, o remedinho falha, e a mamãe fica grávida". Nathalia parece satisfeita e não pergunta mais nada.
Como já é hora do almoço, a família pára no McDonald's para as crianças comerem. "Durante a semana, eles almoçam e jantam o que a gente manda. No fim-de-semana, é liberado, eles escolhem", diz Carmen, que trabalha como bancária em uma agência do condomínio onde mora.
O mau tempo naquele dia 30 de agosto não permite passeios ou aproveitar a piscina e o jardim da casa. A distração das crianças fica por conta da cachorrinha Dolly, uma schnauzer de 6 meses.
Depois do almoço dos adultos -"nós sempre pedimos alguma coisa, não gosto de cozinhar", diz Carmen-, os pais tentam acompanhar o pique das crianças, gasto durante a semana em aulas de judô, tae-ken-do, futebol e natação.
Tarefa árdua. Depois de brincadeiras de caubói, futebol, quebra-cabeças, voltas de bicicleta e algumas brigas... a tarde vai terminando, assim como a energia dos pais, que, exaustos, se permitem um "truque sujo" para manter as crianças quietas por algum tempo. "Agora vocês podem ligar o Cartoon Network", diz Milton, antes de pedir a pizza, que dará por encerrado o domingo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.