São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEPARADOS E VIÚVOS COM FILHOS

É um grupo marcadamente feminino (87% são mulheres) e, entre todos, o que apresenta as pessoas mais idosas: 74% têm mais de 40 anos de idade, contra 35% na média do universo pesquisado.

No caso das viúvas, essas características se explicam pelo fato de as mulheres terem uma sobrevida maior do que os homens e, no caso das separadas, pelo motivo de os homens terem tendência a se casarem com mulheres mais novas depois de separados.

Têm uma escolaridade abaixo da média da população (72% só estudaram até o 1º grau, contra 60% em média).

Sua renda também é baixa: 85% vivem em famílias cujo ganho não ultrapassa 10 salários. Outra característica é que 13% das pessoas que o compõem são de origem italiana, contra 8% da média do universo pesquisado.

Representam 6,1 milhões de pessoas (6% do total), mas esse contingente está crescendo por dois motivos: o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida.

Depois das mães solteiras, os viúvos e separados formam o grupo que mais bem avalia seu relacionamento com os filhos, 98% o consideram bom ou ótimo. E o principal motivo é o fato de terem companhia, alguém para conversar.

É o grupo que menos enxerga desvantagens no convívio familiar: 62% não apontam nenhum problema. Também é um grupo que conversa bastante durante as refeições -72% o fazem, contra 64% na média da população.

Por causa da idade, é um grupo que tem um percentual elevado de pessoas que já bateram nos filhos: 83%, dos quais cerca de metade dizem que não o fazem mais, porque só batiam quando os filhos eram pequenos.

Os filhos, até por terem um papel importante na sua manutenção financeira atual, são muito importantes para eles. Tanto que, mais do que qualquer outro grupo, são os que mais dizem que um casal nunca será totalmente feliz sem filhos (42%, contra 35% na média). Outros 44% dizem que não poderiam viver sem eles.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.