São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editoria de Arte/Folha Imagem

Loirão faz "rolo" e guia moto

MARIVALDO CARVALHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A comerciante Risoleta Vasconcelos de Almeida, o Loirão, 42, moradora da Freguesia do Ó (zona norte de São Paulo), mudou de vida aos 22, quando ficou viúva. Sem herança e com duas filhas para criar, ela começou a comprar e vender móveis usados. Hoje, fatura cerca de R$ 4.000 por mês e ainda encontra tempo para cultivar seu hobby: motocicleta.
Com a morte do marido, foi morar de favor e continuou estudando. Hoje tem loja de móveis usados e um caminhão-baú, com o qual faz mudanças.
"No mês passado, levei uma mudança para Minas Gerais. Não é fácil, não. Tem que correr", afirma Loirão, como é conhecida por seus colegas motociclistas.
A filha mais velha, Roberta, 26, que mora com ela, cursa administração de empresas em uma faculdade privada, e a outra, Ingrid, 25, casou-se há dois anos. "Posso dizer que minhas filhas estão criadas", afirma a comerciante.
Depois de morar de favor durante dois anos, Loirão conseguiu alugar uma casa de um cômodo na Freguesia do Ó e sustentava as duas filhas "fazendo rolo".
"Eu comprava bicicleta, TV, rádio, moto, carro, tudo velho. Subi na minha vida assim, fazendo rolo. Uma vez comprei um fogão no ferro-velho, dei uma limpada nele e vendi por um valor bem superior àquele pelo qual eu havia adquirido", conta.
Hoje ela mora em um casa de sete cômodos, com garagem, tem três motos, uma Halley Davidson, uma Cruiser Hisong e uma XL 250, além do caminhão 1113 baú.
"Ralei muito na minha vida para chegar aonde estou", afirma. Ela terminou o ensino médio há três anos, por meio do supletivo.
"A minha vida no dia-a-dia não é fácil. Meu caminhão e minha loja são meu ganha-pão. Mas não piloto apenas moto, adoro pilotar meu fogão", diz Risoleta.


Texto Anterior: Chefes de domicílios: Mulher é a responsável por uma em cada quatro moradias
Próximo Texto: Elizete vai à praia e sustenta seis filhos
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.