São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

Viajantes dão as costas para o mar

Isso é o que os órgãos de trânsito sabem sobre o destino dos turistas motorizados em julho

DA REPORTAGEM LOCAL

Não são grandes as chances de você saber quais são os destinos preferidos por casais de idosos, solteiros e famílias com crianças que viajam de carro durante as férias de julho. O consolo é o fato de os órgãos responsáveis pelas rodovias também desconhecerem.
Há, é claro, os indícios, baseados no fluxo de veículos medido nas praças de cobrança das estradas pedagiadas. Existe também o bom senso, segundo o qual as praias perdem público para as regiões serranas. Mas que público é esse e para que lugares ele vai?
Só com a ajuda de órgãos e empresas ligadas ao turismo é possível responder a essas perguntas.
Mas nem tudo está perdido. No intuito de ajudar o leitor na árdua tarefa de escolher o roteiro de inverno, a Folha foi de carro a lugares, no Brasil e no exterior, que podem agradar aos mais diversos perfis de viajante.

Casais sem filhos
Quem quer curtir um momento a dois, por exemplo, tem a vantagem de encontrar destinos sem a necessidade de se deslocar por muitos quilômetros. É o caso dos hotéis-fazenda e dos spas no interior de São Paulo, como os que ficam na região de Amparo (130 km ao norte da capital), que garantem tranquilidade para combater o estresse.
Outro sucesso no inverno, as cidades do Circuito das Águas são boas saídas para quem pretende, além de banhar-se nas termas da região, comprar malhas.
Já o casal que vê na descarga de adrenalina a imagem perfeita das férias inesquecíveis certamente não se importará em percorrer os 548 km que separam a capital paulista das inúmeras cachoeiras que brotam no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG).
Para esse tipo de público há ainda os esportes radicais em Brotas (245 km a noroeste de São Paulo) e o vôo livre em cidades mineiras como Cambuquira, Lambari e Poços de Caldas.

Solteiros
Viajar sozinho pode sim ser uma grande diversão. Quem vai para Bonito (MS), por exemplo, tem a chance de fazer novas amizades e, no mínimo, estar literalmente dentro da natureza.
Meditar na famosa gruta do Lago Azul ou mergulhar e nadar ao lado de inúmeros peixes em rios límpidos são apenas algumas das opções disponíveis.
Há quem prefira, no entanto, aproveitar as férias para aprender. Conhecer novas culturas, estudar na prática a história do Brasil e desvendar os diversos ecossitemas, das dunas aos manguezais.
É isso o que está à espera do viajante disposto a percorrer o belo e variado trajeto entre Salvador (BA) e Vitória (ES). Para dar mais molho ao roteiro, há escalas na Ilhéus de Jorge Amado, no calor de Porto Seguro e até na gélida tranquilidade do município de Domingos Martins, já em território capixaba.

Crianças
Para agradar aos pequenos que viajam no banco traseiro, desde que os adultos tenham "costurado os bolsos" antes, o roteiro que permite a observação de baleias a caminho do Ártico, na costa oeste do Canadá, pode se revelar uma experiência inesquecível.
Entre um ou outro gigante do mar, pode-se aproveitar também para conhecer pequenos e curiosos vilarejos canadenses.
(CÁSSIO AOQUI)


Colaborou Ana Paula de Oliveira, free-lance para a Folha


Próximo Texto: Saiba onde gays são bem-vindos
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.