São Paulo, quinta, 23 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESUMÃO - Biologia
Divisão celular pode confundir

SYLVIA MAESTRELLI
especial para a Folha

As células se originam por meio de um dos dois processos de divisão celular: mitose ou meiose.
A mitose forma células idênticas à célula-mãe e ocorre continuamente nos organismos multicelulares, promovendo seu crescimento ou reposição de células mortas (da linhagem somática). Nos humanos a meiose origina gametas: células com metade do número cromossômico da espécie (células germinativas).
Como a mitose dá origem a duas células com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe, dizemos que é uma divisão equacional. A meiose reduz o número de cromossomos pela metade -divisão reducional.
É importante lembrar que a meiose pode ser de três tipos: gamética, zigótica e espórica, dependendo da fase do ciclo de vida do organismo em que ocorre.
Nos humanos, na maioria dos animais e em certas algas, a meiose leva à formação de gametas e é chamada gamética. Nesse caso o adulto é diplóide, e seus gametas, haplóides.
A meiose zigótica ocorre no zigoto, após sua formação. Algumas algas, protozoários e fungos têm meiose zigótica. Os adultos dessas espécies são haplóides e formam gametas por mitose.
A espórica ocorre em certas algas e plantas e leva à formação de esporos. Nessas espécies há indivíduos haplóides e diplóides, que se alternam a cada geração.


Sylvia Maestrelli é pesquisadora do Instituto de Biociências da USP.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.