São Paulo, terça, 24 de março de 1998

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Os cantores

As vozes são classificadas em seis categorias principais.
São femininas as três primeiras, mais agudas. Até o início do século 19 havia também os chamados "castrati", homens que cantavam no mesmo registro que as mulheres porque tinham sido castrados quando criança de modo a que a voz não mudasse durante a adolescência. Nesse período, vários papéis foram compostos para eles, papéis masculinos que hoje, em geral, são interpretados por mulheres.
Mas, via de regra, as vozes femininas caracterizam-se assim:
Soprano é uma voz mais aguda - Os chamados sopranos ligeiros possuem vozes mais leves, flexíveis e luminosas, apropriadas para personagens inocentes, virginais e muito jovens, como Gilda, de "Rigoletto" (Verdi). As vozes dos sopranos dramáticos são mais espessas e vinculadas a mulheres mais veementes e mais vividas, como Tosca (Puccini) ou Isolda (Wagner). Mezzo-soprano, ou meio-soprano, não quer dizer um soprano pela metade, mas uma voz mais grave do que a do soprano. São personagens frequentemente muito sensuais e sedutores, como Carmen (Bizet) ou Dalila (Saint-Saens). Contraltos possuem vozes ainda mais graves, o mais das vezes destinadas a papéis de mulheres velhas ou com poderes excepcionais (Ulrica, do "Ballo in Maschera" de Verdi, Erda, do "Anel do Nibelungo" de Wagner).
As vozes dos homens são as seguintes:
O tenor tem voz aguda. É o herói, o mocinho da história, cuja idade gira em torno dos 20 anos. Sempre foi a voz preferida do público: o cantor mais célebre da história, Enrico Caruso, era tenor como o são Pavarotti e Domingo. Um grande papel de tenor é o de Calaf, de "Turandot" (Puccini), cuja ária "Nessun dorma" é conhecida por todo mundo. O barítono,voz grave e aveludada,é, em princípio, um pouco mais maduro ou, então, assume uma função cômica: é o caso de Fígaro, do "Barbeiro de Sevilha" (Rossini), o papel mais célebre para essa voz. O baixo possui um registro profundo que desce a notas muito graves,é frequentemente ou poderoso, ou idoso, ou ambos ao mesmo tempo: os papéis de pai nobre são quase sempre consignados a eles, assim como o de reis e imperadores (Boris Godunov, da ópera de Mussorgsky, reúne as duas qualidades).
Estas classificações de vozes, assim como suas relações com os personagens, são sempre concebidas em regra geral, existindo infinitas exceções. Mas é possível imaginar algo assim: o tenor ama o soprano, também amada pelo barítono, vilão da história que tenta impedir a todo custo que os dois jovens se amem. O mezzo-soprano é rival do soprano. Se há um pai, ele será baixo; se há uma feiticeira, ela será contralto.(JC)



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