São Paulo, terça, 24 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sugestões para iniciar sua discoteca


Veja a seguir uma lista de dez obras fundamentais, representativas dos vários períodos, e dicas para não errar na hora de formar sua coleção de clássicos


Discoteca mínima

1. Hildegard von Biengen: "Sequentiae"

2. Claudio Monteverdi: "Vésperas"

3. J.S. Bach: "A Paixão Segundo São Mateus"

4. J.S. Bach: "O Cravo Bem Temperado"

5. W.A. Mozart: "Sinfonia nş 40"

6. W.A. Mozart: "Don Giovanni"

7. L. van Beethoven: "Sinfonia nş 9ş

8. L. van Beethoven: "Sonata Appassionata" para piano

9. Richard Wagner: "Tristão e Isolda"

10. Igor Stravinski: "A Sagração da Primavera"

COLEÇÕES
Há várias coleções de música clássica em cd, com obras básicas para se montar uma discoteca. A série "Classikon", da gravadora Deutsche Grammophon, é um bom exemplo: cem discos, que podem ser comprados separadamente; a "Basic 100" da RCA é outro, com o mesmo perfil. Os "Essential Classics" da Sony não chegam a ser uma coleção organizada, mas são sempre uma boa pedida também. A gravadora Naxos se especializa em oferecer música clássica, muitas vezes à margem do repertório maos óbvio, com músicos de alto nível mas menos conhecidos, e preços abaixo da concorrência.

FUJA
CDs com títulos como "Romantic Greatest Hits" e "Best of Baroque", que geralmente só trazem alguns movimentos das peças, em gravações medíocres. Uma nova leva de discos dessa natureza traz coisas como "Bach for Breakfast" e "Mozart for your Baby": evite. Tenha cuidado com antologias. O mais garantido, para quem está se iniciando é comprar discos com peças inteiras, das gravadoras maiores (Phillips, Deutsche Grammophon, EMI, Sony, BMG).




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.