São Paulo, segunda-feira, 24 de setembro de 2001

Próximo Texto | Índice

Bin Laden sumiu, diz Taleban


Grupo extremista islâmico afirma ter procurado o terrorista por dois dias



EUA rejeitam declaração e afirmam que Taleban "conhece bem o território"


France Presse
Membros do grupo extremista islâmico Taleban se dirigem para área de conflito ao norte de Cabul (capital Afegã)


Osama bin Laden, suspeito de envolvimento nos ataques terroristas contra os Estados Unidos, desapareceu, de acordo com o Taleban, grupo extremista islâmico que controla quase todo o Afeganistão.
O porta-voz do Taleban no Paquistão, Abdul Hai Mutmaen, disse que, após dois dias de uma suposta busca, Bin Laden não foi encontrado.
O líder do Taleban, o mulá Mohamad Omar, teria enviado emissários para informar a Bin Laden a decisão tomada pelo Conselho de Sábios do Taleban, em que o regime recomendava a sua saída do país de forma voluntária.
Os EUA rejeitaram a declaração do Taleban. "Não vamos ser dissuadidos pelos comentários de que Bin Laden desapareceu. Simplesmente não acreditamos", afirmou a assessora de Segurança Nacional norte-americana, Condoleezza Rice.
Caso não entregue Bin Laden e líderes da Al Qaeda (rede comandada pelo milionário saudita), além de permitir o acesso dos EUA a campos de treinamento terroristas no Afeganistão, "o Taleban enfrentará toda a ira da coalizão internacional", ameaçou Rice, citando discurso recente de George W. Bush.
O presidente dos EUA afirmou que o país irá atrás dos responsáveis pelos atentados e de todos os que defendem e apóiam financeiramente ou ideologicamente o terrorismo.
O Taleban disse que entregaria Bin Laden se os EUA tivessem provas concretas do envolvimento do terrorista nos atentados ocorridos em Nova York e nos arredores de Washington no último dia 11, em que mais de 6 mil pessoas morreram.
Em 1998, após atentados contra embaixadas na África, os EUA atacaram o Afeganistão, acusando-o na época de dar guarida a Bin Laden, também suspeito por aqueles atos terroristas.
O secretário da Defesa dos EUA, Donald H. Rumsfeld, criticou duramente o Taleban. "Eles conhecem bem o território do país, não é possível acreditar que o Taleban não sabe onde se localiza a rede de terroristas", afirmou Rumsfeld.
Segundo o Taleban, a forma de contato com Bin Laden seria por meio de seguranças do regime que o acompanham.


Próximo Texto: Powell promete dar provas em breve
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.