São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIANÇA DE OCASIÃO

Vitória do PT irá "sanitarizar" Nova Iguaçu, diz pefelista

Maia e Lindberg unem forças para derrotar o casal Garotinho

MARIO HUGO MONKEN
DA SUCURSAL DO RIO

Em ato público que uniu pefelistas e petistas, o prefeito do Rio e candidato à reeleição, Cesar Maia (PFL), afirmou ontem ser uma "necessidade higiênica" a vitória de Lindberg Farias (PT) na eleição para a Prefeitura de Nova Iguaçu (região metropolitana do Rio).
Pefelista e petista fizeram, pela primeira vez, campanha conjunta, na favela de Acari (zona norte), e criticaram a governadora Rosinha Matheus e seu marido, o secretário de Segurança Pública, Anthony Garotinho, do PMDB.
Segundo Maia, a vitória de Lindberg iria "sanitarizar" Nova Iguaçu da influência do casal Garotinho. De acordo com ele, a política de Garotinho e Rosinha é a "ante-sala do terrorismo", porque se baseia na discriminação religiosa e das minorias.
Reportagem do jornal "O Globo", publicada ontem, trazia declarações de Garotinho em comício em Nova Iguaçu, nas quais apontava supostas posições "anticristãs" de Lindberg.
"Este rapaz defende a legalização da maconha e o casamento de pessoas do mesmo sexo. E isso não é coisa que cristão apóie", afirmou Garotinho, que, em Nova Iguaçu, apóia o candidato do PMDB, Mário Marques.
Pesquisa do Ibope de 3 de setembro mostra Lindberg com 30% das intenções de voto contra 27% de Marques. Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados em primeiro.
Lindberg disse que não responderia ao que chamou de "provocações" de Garotinho. "Minha resposta são propostas. Quero paz." Lindberg disse ainda ser "fundamental" o apoio de Cesar Maia à sua campanha. O petista afirmou ter pedido autorização ao presidente nacional do PT, José Genoino, para aparecer publicamente ao lado de Maia, que tem como um dos adversários, o petista Jorge Bittar. "Acho que o Bittar vai entender perfeitamente", disse. Bittar tem 5% em pesquisa do Ibope contra 48% do pefelista.
"Acho absolutamente natural. Existe uma frente política, que é a frente do bem em Nova Iguaçu, contra as forças retrógradas, corruptas e truculentas da cidade. Ali é uma situação atípica do ponto de vista eleitoral", afirmou Bittar.

Propaganda apócrifa
Lindberg Farias entrou com representação no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para apurar material apócrifo, em que aparece defendendo a legalização da maconha. Ele acusou pessoas ligadas a Garotinho pela distribuição.


Texto Anterior: Covas foi hostilizado na eleição de 2000
Próximo Texto: Petistas passam a apoiar tucano em Campos
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.