São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO EM CAMPANHA

Humberto Costa pretendia sair em férias para ajudar na reeleição de João Paulo em Recife

Lula proíbe ministro de deixar pasta por eleição

KENNEDY ALENCAR
LUCIANA CONSTANTINO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao tomar conhecimento de que o ministro da Saúde, Humberto Costa, tiraria férias para se dedicar à campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que ele cancelasse a decisão. E estendeu a ordem aos demais ministros e membros de primeiro e segundo escalões.
Segundo a Folha apurou, outros ministros também receberam, por meio da Casa Civil, o seguinte recado: o presidente quer todos trabalhando normalmente na semana que vem, a última antes de 3 de outubro, o dia do primeiro turno das eleições.
Costa, por exemplo, tiraria férias para participar da campanha à reeleição do prefeito de Recife, João Paulo (PE). Lula considerou um exagero tirar férias de uma pasta importante como a Saúde com essa finalidade. Resultado: o ministro fica em Brasília, informou ontem a assessoria de imprensa da Saúde. Ontem foi um dia de mea-culpa do governo em relação ao seu crescente envolvimento na campanha eleitoral de candidatos do PT.
Em entrevista coletiva a emissoras de rádio, o próprio Lula chegou a se desculpar pela "empolgação" ao pedir votos para a prefeita Marta Suplicy (PT) durante a inauguração de uma obra na capital paulista. Ele pediu desculpas depois de ter sido alertado por ministros e auxiliares de que tinha ido além do ponto.
Antes da determinação aos ministros para que não tirassem férias formais ou informais nas vésperas do primeiro turno das eleições municipais, Lula já havia pedido que eles fossem cautelosos nas viagens aos Estados para fazer campanha eleitoral.

Final de semana
A orientação era fazer campanha apenas no final de semana ou, em casos excepcionais, em algum tempo livre nos dias de semana.
O ministro José Dirceu (Casa Civil) é o melhor exemplo. Faz campanha todos os finais de semana, mas, nos dias úteis, cumpre agenda oficial, ainda que em viagem.
O "Diário Oficial" da União publicou ontem as férias da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no período de 27 de setembro, a próxima segunda-feira, até o dia 4 de outubro, a segunda seguinte.
Ou seja, as férias da ministra acontecem na reta final da eleição. Segundo a assessoria de imprensa de Marina Silva, até o fechamento da edição o ministério não tinha conhecimento da determinação do Palácio do Planalto -mas ressalvando que, caso o presidente determinasse a suspensão das férias, a ministra cancelaria.

Dilma
A assessoria não sabia informar se a ministra havia solicitado as férias para participar da campanha ou para descansar.
A ministra Dilma Roussef (Minas e Energia) vai tirar férias entre 8 e 15 de outubro para descansar, de acordo com informação fornecida por sua assessoria de imprensa de sua pasta.


Texto Anterior: Petistas passam a apoiar tucano em Campos
Próximo Texto: Alckmin afirma que pedido de desculpas foi ato de sabedoria
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.