São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP 450

Trânsito engarrafado prejudica o dia-a-dia






DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos problemas que mais têm preocupado os administradores públicos e os moradores de São Paulo, o trânsito da cidade se destaca na pesquisa realizada apelo Datafolha.
O tráfego caótico aparece como terceiro maior problema da metrópole, na opinião de quem vive nela, prejudica muito a vida de quem tem que enfrentá-lo diariamente e absorve grande parte do dia das pessoas.
O Datafolha perguntou se o tempo gasto para se locomover -ou para enfrentar os engarrafamentos que se multiplicam pelas avenidas e ruas da cidade- prejudicou muito, pouco ou não prejudicou o cotidiano das pessoas.
A resposta predominante foi correspondente à fama que o trânsito de São Paulo ostenta hoje em dia: 42% afirmaram que foram "muito prejudicados".
Como 28% dos entrevistados disseram que foram "um pouco prejudicados" pelo trânsito, nada menos que 70% dos paulistanos foram de alguma forma afetados em seu dia-a-dia. Mesmo assim, 30% afirmaram que "não foram prejudicados" pelo tráfego intenso da capital paulista.

Mais reclamações
A área em que se encontra o maior número de pessoas que se disseram um pouco ou muito incomodadas com o trânsito (78%) é Vila Mariana/Itaim Bibi, e a que registra menos reclamações (37% dizendo que não houve prejuízos), Santana/Limão.
O instituto de pesquisa quis aferir, ainda, quanto tempo, em média, as pessoas gastam diariamente no trânsito.
As respostas indicaram que a maioria dos entrevistados (38%) gasta de uma hora a quatro horas por dia para se locomover, sendo que 25% ficam de uma a duas horas no trânsito.
Aqueles que afirmaram que não gastam tempo no trânsito -sem especificar se utilizam automóveis para se locomover- atingiu os 31%. Dezoito porcento disseram que ficam no tráfego de 30 minutos a uma hora e 3%, mais de quatro horas. (LC)


Texto Anterior: Permanência do medo: Cidadão aponta a violência como 1º problema
Próximo Texto: De todos os lugares: Maioria nasceu fora da cidade
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.