São Paulo, segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeira grande enchente ocorreu em 1850

Vila Maria chegou a ficar isolada durante três meses por um grande lago em 1929

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Teimoso não é o rio, por seguir contra o mar rumo aos grotões do Centro-Sul. Teimoso é o paulistano em querer domar as águas mutantes do rio Tietê, que sempre correram cada ano sobre um leito diferente.
Prova disso é que a primeira grande enchente registrada em São Paulo é de 1850 -apenas um ano após concluída a retificação do rio Tamanduateí. Na época, o presidente da província, Manoel Felizardo de Souza e Melo, já afirmava que as águas governavam SP. Por meio ano, a cidade era uma ilha entre o Tietê e o Tamanduateí, dizia.
Os teimosos que viviam ao norte do rio, porém, não duraram em sua teimosia -separados da cidade pelas cheias, foram vencidos pelo cansaço. Santana, primeiro bairro de além-Tietê, tem até hoje vida própria justamente por isso.
Mas é exceção. Em 1929, ano da maior enchente da história de SP, o bairro de Vila Maria ficou isolado durante três meses por um grande lago. Os teimosos continuaram ali, mas o rio, retificado, foi para longe.
Nessa época foram esboçadas avenidas marginais -no início bulevares verdes; hoje, teimosia em asfalto e concreto. Essa transformação coincidiu com a última competição de natação do Tietê, em 1944, quando o então nadador João Havelange contraiu febre tifoide. Em 1950, o rio estava morto.
O boom imobiliário que seguiu a inauguração da marginal adensou a região e deslocou os canteiros de obras para o leito do rio. Isso significa que há 40 anos o paulistano vê retroescavadeiras e caçambas de concreto em meio a suas águas.
O que restou à cidade, segundo o arquiteto José Fabio Calazans, que estuda o Tietê há 32 anos, foi uma imagem negativa do rio. Como se não fizesse parte da cidade, "as pessoas olham para o rio e pensam em quanto ele fere a paisagem", diz.
Teimosa, SP ainda crê que há solução para os problemas da cidade. Para Calazans, SP deveria pensar mesmo em soluções para o rio. (TN)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tietê já teve 29 projetos fracassados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.