São Paulo, quinta, 26 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Macau volta à China em dezembro de 99

da Redação

Muito menor do que seu vizinho mais "famoso", Macau também ficou mais tempo sob administração estrangeira.
Os portugueses fundaram a colônia na foz do rio Pérola em 1513; o local logo se transformou um importante entreposto comercial, desbancado por Hong Kong só em meados do século passado.
Assim como Hong Kong, Macau tem população majoritariamente chinesa, e o idioma do colonizador português só é falado por 2,8% dos moradores.
A primeira vez que se falou em devolução foi na década de 70 -quando Portugal perdeu a maior parte de suas possessões coloniais. O governo chinês de então, isolacionista, não quis.
Mas, em 1987, Pequim e Lisboa chegaram a um acordo nos moldes do que havia sido firmados com os britânicos. Desta forma, Macau, em 20 de dezembro de 1999, passará ao controle chinês.
O capitalismo -muito menos evoluído em Macau do que em Hong Kong- deve ser mantido, bem como as garantias democráticas, por pelo menos 50 anos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.