São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado positivo será "munição" da equipe econômica

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram, na avaliação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que a Previdência Social continuará sendo um grande desafio para o governo nos próximos anos.
Isso porque a pesquisa constatou um envelhecimento da população brasileira, com a redução do número de filhos em relação ao total de mulheres e aumento da quantidade de idosos.
"Isso nos leva ao desafio de pensar a questão da previdência e a oferta de políticas públicas voltadas a essa realidade", disse Bernardo, ao comentar os dados da Pnad.
O levantamento, comemorado dentro do governo, apontou ainda aspectos "muito positivos" para a equipe econômica e que, agora, deverão reforçar os argumentos para rebater as críticas dentro do próprio governo. "Se olharmos a evolução no tempo, praticamente todos os indicadores sociais, de renda e emprego melhoraram", afirmou Bernardo. "Desde 1997, foi a primeira vez em que houve estancamento da diminuição da renda média dos trabalhadores", disse o ministro.
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), também comemorou ontem os resultados. "Gostei muito dos resultados. O Brasil dobrou as exportações e redobrou as reservas. Além disso, melhoramos as finanças públicas sem aumentar a carga tributária. Tivemos a maior taxa de crescimento da década. Enfim, todos os indicadores melhoraram", afirmou.


Texto Anterior: Saneamento cresce, mas em ritmo menor
Próximo Texto: Ensino: Setor privado ganha alunos no nível superior e perde no médio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.