São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria apóia, mas nunca fez ação social

DA REDAÇÃO

A maioria dos brasileiros (83%) considera o trabalho voluntário muito importante para o país, mas 73% nunca fizeram nada na área, mais de um quinto diz que não está "nada disposto" a ser voluntário e quase um terço da população (30%) nem sabe o que é voluntariado.
Esses são alguns dos destaques de pesquisa nacional inédita feita pelo Datafolha no mês passado. Outro dado interessante: entre os que são voluntários, a influência de campanhas nos meios de comunicação teve 0% de importância na decisão de aderirem a um trabalho social. Quem ganha mais é que está menos disposto a trabalhar como voluntário. Entre os que têm renda familiar acima de 20 salários mínimos, 24% declaram-se "nada dispostos". No grupo dos que ganham de 10 a 20 salários, essa taxa é de 14%.
Especialistas no terceiro setor fazem uma análise otimista e dizem que o resultado da pesquisa mostra que há bom potencial de crescimento a ser explorado. Também afirmam que muitas pessoas são voluntárias sem saber, o que poderia fazer desconsiderar ações que acontecem na prática.


Texto Anterior: Ações que valorizam
Próximo Texto: Filantropia: Empresas trocam doações por trabalho social de longo prazo
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.