São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

Lama requer pneu específico

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não basta apenas escolher um carro para fazer uma trilha "off-road". O motorista também deve ficar bem atento aos pneus. O desenho deles muda radicalmente conforme o tipo de terreno.
Segundo o coordenador de marketing da Pirelli, Fernando Gaia, os pneus "off-road" ganham desenhos específicos para escoamento de água, lama ou areia. Quanto maiores os "vazios" e a altura dos riscos, maior a característica fora-de-estrada.
O Scorpion S/T, por exemplo, suporta no máximo viagens bem comportadas ao sítio nos finais de semana. "Esse modelo atende ao usuário que passa a maior parte do tempo no asfalto, mas não dispensa um melhor controle direcional quando dirige em estradas de terra", diz o engenheiro Roberto Yamada, da Pirelli.
Para quem circula na cidade e em estradas de terra, o perfil ideal é como o do Scorpion A/T: alto e com gomos desalinhados na banda de rodagem -escoa a água no asfalto e também lama e areia.
Manobras mais radicais pedem um pneu como o Scorpion Mud (em inglês, mud significa lama). Com sulcos maiores e altos e com vastos espaços vazios, tem capacidade de autolimpeza e de tração.
Para terrenos arenosos, a melhor opção são os sulcos perpendiculares à lateral -os espaços são preenchidos pela areia. No entanto, eles não escoam bem a água, o que limita o uso no asfalto.


Texto Anterior: Escolha: Mercado oferece mais de cem opções de 4x4
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.