|
Texto Anterior | Índice
Lama requer pneu específico
FREE-LANCE PARA A FOLHA
Não basta apenas escolher um
carro para fazer uma trilha "off-road". O motorista também deve
ficar bem atento aos pneus. O desenho deles muda radicalmente
conforme o tipo de terreno.
Segundo o coordenador de
marketing da Pirelli, Fernando
Gaia, os pneus "off-road" ganham desenhos específicos para
escoamento de água, lama ou
areia. Quanto maiores os "vazios"
e a altura dos riscos, maior a característica fora-de-estrada.
O Scorpion S/T, por exemplo,
suporta no máximo viagens bem
comportadas ao sítio nos finais de
semana. "Esse modelo atende ao
usuário que passa a maior parte
do tempo no asfalto, mas não dispensa um melhor controle direcional quando dirige em estradas
de terra", diz o engenheiro Roberto Yamada, da Pirelli.
Para quem circula na cidade e
em estradas de terra, o perfil ideal
é como o do Scorpion A/T: alto e
com gomos desalinhados na banda de rodagem -escoa a água no
asfalto e também lama e areia.
Manobras mais radicais pedem
um pneu como o Scorpion Mud
(em inglês, mud significa lama).
Com sulcos maiores e altos e com
vastos espaços vazios, tem capacidade de autolimpeza e de tração.
Para terrenos arenosos, a melhor opção são os sulcos perpendiculares à lateral -os espaços
são preenchidos pela areia. No
entanto, eles não escoam bem a
água, o que limita o uso no asfalto.
Texto Anterior: Escolha: Mercado oferece mais de cem opções de 4x4 Índice
|