São Paulo, quarta-feira, 29 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

Metade dos eleitores não crê nas promessas eleitorais, diz pesquisa

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pragmáticos e desconfiados das promessas dos candidatos a prefeito. Esse é o perfil do eleitor que vai às urnas no domingo, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. Metade (50,8%) dos 2.000 entrevistados disseram não acreditar que serão concluídos os projetos apresentados na campanha.
A pesquisa, feita entre 21 e 23 de setembro em 195 municípios de 24 Estados, tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e foi encomendada ao Sensus pela Confederação Nacional do Transporte.
Além dos 50,8% que acham que os candidatos não farão o que prometem, 32% consideram que cumprirão em parte, e 12,3%, que cumprirão -5% não opinaram. Em respostas estimuladas, 42,1% disseram que o aspecto de maior importância na escolha do prefeito é "ser bom administrador". Os itens seguintes citados foram "as propostas" (20,4%), "qualidades pessoais do candidato" (17,7%) e "ser bom político" (13,9%).
Os que dizem estar acompanhando as eleições com médio ou muito interesse são 70%. O contato pessoal é o item mais levado em conta para a escolha dos candidatos a prefeito, apontado por 27,4%. Seguem esse índice os debates (24%), os programas eleitorais (18,4%) e os comícios (13%).
A pesquisa CNT/Sensus também aponta uma estabilidade na popularidade do governo e na do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação positiva da gestão passou de 38,2% em agosto para 41,3% em setembro, índice dentro da margem de erro. A avaliação regular ficou em 39,1%, e a negativa, em 16,4% neste mês. A aprovação do desempenho pessoal do presidente oscilou de 58,1% para 58,8%, e a desaprovação, de 32,8% para 30,7%. (LRS)


Texto Anterior: Pesquisa: Marta empata com votos de leste e norte
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.