São Paulo, domingo, 30 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O TORCEDOR

Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Itália confirma a nova hegemonia

Lá vem bomba

Burro! Burro! Burro! Não há outra coisa a dizer para o técnico Ademar Pimenta. Que história é essa de poupar o nosso maior ídolo numa semifinal contra a Itália campeã do mundo? Dá para poupar o treinador de críticas depois de perdermos por 2 a 1 da Squadra Azzurra sem Leônidas, grande artilheiro e craque da Copa?
Vínhamos fazendo uma campanha brilhante, com o nosso centroavante fazendo gol até sem a chuteira, como aconteceu nos sensacionais 6 a 5 na Polônia na estréia, quando o ""Diamante Negro" marcou quatro vezes.
Nas duas duras batalhas contra a Tchecoslováquia nas quartas-de-final, Leônidas foi o único jogador de linha que esteve em campo. Lógico que o homem que consagrou a bicicleta se desgastaria com dois jogos em 48 horas, e a CBD (sempre os cartolas) foi contratar um massagista argentino para deixar Leônidas em condições boas. Um argentino (%$#)?
Apesar de tudo, encaramos a Itália de igual para igual, pois pela primeira vez contávamos com uma seleção forte em Copa. Eles estavam descansados, e nosso time teve que viajar de Toulouse até Marselha -já tínhamos enfrentado a Polônia em Estrasburgo.
A sensação desde o início era a de que dariam uma mãozinha para o time do tal Pozzo. A Fifa já tinha impedido Niginho de atuar porque os italianos pressionaram, dizendo que ele tinha abandonado a Lazio sem cumprir contrato. Mas alguns de nossos craques pecaram dentro e fora de campo.
Na viagem de navio até a Europa, o fenomenal Romeu Peliciari engordou 10 kg. E o mestre Domingos da Guia perdeu a cabeça e agrediu Piola na área, gerando o pênalti que nos tirou de vez a taça. Ao menos ganhamos o terceiro lugar da Suécia e fizemos o goleador da Copa, apesar de Pimenta.
Falta malandragem ao jogador brasileiro, muito ingênuo, e inteligência aos nossos técnicos.


Texto Anterior: 1938 - França
Próximo Texto: A história: Itália de Pozzo confirma sua hegemonia na casa vizinha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.