São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros campeões já somam 94

DOS ENVIADOS A YOKOHAMA

Com o título conquistado hoje no Japão, o grupo dos brasileiros campeões mundiais ficou muito perto de atingir sua primeira centena de sócios. Agora, o país tem 94 atletas que já tiveram o sabor de ganhar a mais importante competição do futebol do mundo.
Do grupo convocado em 2002, só Cafu e Ronaldo já tinham atingido o feito, se juntando assim à geração de 1958 e 1962. Pelé continua como o único tricampeão.
Os novos sócios do mais seleto grupo da modalidade têm um perfil que foge do que aconteceu nos quatro títulos anteriores.
A seleção campeã do primeiro Mundial asiático é formada por gente de todo o país. Lúcio e Kaká, por exemplo, foram os primeiros nascidos em Brasília a serem convocados para uma Copa.
Nunca antes uma seleção brasileira campeã mundial foi tão nordestina como a que hoje ficou com o título da edição de 2002.
São quatro baianos, Edílson, Vampeta, Júnior e Dida, e um pernambucano, Rivaldo.
Somando os elencos das quatro Copas anteriores vencidas pelo Brasil, o Nordeste forneceu dez de seus filhos para o time.
Muitos dos novos campeões são de cidades minúsculas, como Kleberson, que é de Uraí (PR), com cerca de 10 mil habitantes.
Mais descentralizada, a quinta seleção a ganhar uma Copa ignorou como nunca os atletas do Rio, Estado que sempre dividiu com São Paulo o fornecimento maior de atletas para o time nacional.
O atacante Ronaldo é o único da equipe campeã em Yokohama que nasceu no Rio, lugar onde nunca jogou profissionalmente.
Nas conquistas de 58, 62, 70 e 94, nada menos do que 21 dos campeões tinham o Rio como local de nascimento. Os grandes clubes cariocas também estão praticamente fora do grupo campeão de 2002. Com exceção de Juninho, do Flamengo, ninguém defende um time fluminense. (FV, FM, JCA, JAB, PC, RD, RBU E SR)


Texto Anterior: Ronaldo quebra tabus e atinge marca de Pelé
Próximo Texto: Maravilhado, Scolari hesita entre Europa e permanência
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.