São Paulo, domingo, 30 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bélgica fica com o prêmio Fair Play

DO ENVIADO A YOKOHAMA

Eliminada pelo Brasil nas oitavas-de-final, a Bélgica ganhou hoje da Fifa um prêmio: o troféu Fair Play, dado à equipe considerada a menos violenta do torneio, segundo os critérios estabelecidos por um comitê da entidade.
Além de uma taça, um diploma e medalhas, os belgas receberão também US$ 50 mil em produtos da Adidas, parceira oficial da Fifa, para serem utilizados pelas categorias inferiores de sua seleção.
Com a vitória da Bélgica nesta Copa, o histórico do troféu mostra uma divisão equânime entre América do Sul e Europa. Desde que foi criado, em 1978, o prêmio teve quatro vencedores de cada uma das duas regiões.
O Brasil o ganhou três vezes -em 1982, 1986 e 1994, quando conquistou o tetracampeonato nos Estados Unidos.
Nesta Copa do Mundo, o Brasil só teve um jogador suspenso, Ronaldinho, expulso de campo no confronto das quartas-de-final contra a seleção da Inglaterra por uma entrada no lateral-direito Mills. Em 1994, o lateral-esquerdo Leonardo recebera cartão vermelho nas oitavas-de-final, diante dos Estados Unidos.
Nesta Copa, os juízes deram menos cartões vermelhos do que no Mundial da França, há quatro anos. Até antes da final de hoje, a média de cartões vermelhos ficou em 0,27 por partida, o menor índice desde a edição de 1986, no Mundial do México. (RD)


Texto Anterior: Média de gols cai pela 2ª vez seguida
Próximo Texto: Coréia 6 x 0 Japão
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.