São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENÁRIO

Relatório do PT avalia os 96 principais municípios

Petistas esperam vitória "tranqüila" no domingo em apenas 4 grandes cidades

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Análise da direção do PT avalia que a sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem candidatos a prefeito "tranqüilos" em só quatro das 96 principais cidades do país -as 94 com mais de 150 mil eleitores e mais as duas capitais que ficam abaixo disso.
Esses 96 municípios (46,4 milhões de eleitores ou 38,2% do total do país) são considerados prioritários pelo GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do PT, a divisão da sigla que cuida de monitorar a situação eleitoral do partido.
Os dois últimos relatórios do GTE saíram nesta semana. Um deles é o "Posicionamento do PT a 7 dias das eleições". O segundo é apenas sobre as capitais.
A conclusão é a de que o PT tem vitória certa neste domingo só em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Guarulhos (SP) e Palmas (TO). "Estamos vencendo com certa tranqüilidade", diz o texto.
Nas 96 cidades, o PT tem candidatos próprios em 78. Dessas, em 42 há "disputa acirrada". Em cinco, a situação é "difícil", e em 26, "muito difícil". Para uma delas, não há pesquisa disponível.
A cidade de São Paulo está na categoria de "disputa acirrada". Diz o GTE: "Muito provavelmente haverá 2º turno -estamos rigorosamente empatados na primeira colocação com o PSDB".

Tucanos
Os relatórios do GTE identificam o PSDB como o principal adversário petista nos principais centros urbanos. "Considerando as pesquisas disponíveis, o PT assumiu a liderança no número de primeiras colocações. São 25 municípios onde lideramos, contra 20 do PSDB. Juntos, os dois partidos lideram a disputa eleitoral em aproximadamente 50% dos maiores municípios. O PMDB vem a seguir com 14 municípios."
Nas capitais, repete-se a polarização entre petistas e tucanos: "O PT lidera em oito capitais, seguido de perto pelo PSDB, com seis. Juntos, os dois partidos lideram a disputa eleitoral em mais de 50% das capitais brasileiras. O PSB vem a seguir com 4 capitais".


Texto Anterior: Campanha na TV: Serra e Marta interrompem fogo cruzado; Maluf se despede com tempo de nanico
Próximo Texto: Fortaleza: Nova pesquisa Datafolha revela empate entre tucano e pefelista na liderança
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.