São Paulo, domingo, 31 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1863 - INGLATERRA
A gênese dos Mundiais de futebol

Reprodução
Estudantes posam diante da taberna londrina na qual foi realizada a reunião que criou a primeira associação nacional de futebol, em 1863



Os ingleses inventam o esporte, definindo sua regras, mas é um francês que luta para criar uma competição mundial de futebol


Chutar uma bola, fosse ela um coco ou um amontoado de tecidos costurados, era hábito do homem desde o século 2 a.C., mas a primeira reunião para debater regras para o esporte só aconteceu no dia 26 de outubro de 1863.
Jovens de clubes e escolas londrinas discutiram tanto que a reunião acabou criando duas ligas: uma de rúgbi, esporte já popular, e a Football Association. Esta regulamentou, no mesmo ano, o esporte e suas regras, distribuídas em cartilhas para as escolas.
Outras federações nos moldes da Football Association surgiram em vários países da Europa. No início do século, a popularidade do futebol começou a atiçar rivalidades entre fronteiras internacionais.
A demanda de jogos entre times de países diferentes gerou brigas, acelerando a idéia de organizar uma entidade internacional. No dia 21 de maio de 1904, a Fifa foi fundada, com a participação de França, Holanda, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça.
Em 1905, no chamado Congresso de Paris, outros países passaram a fazer parte da entidade: Inglaterra (que aceitou integrar a Fifa depois de várias tentativas de criação de outro órgão), Alemanha, Áustria, Hungria e Itália.
Em votação, os membros da Fifa decidiram criar um torneio internacional para mostrar a força da entidade. Foi nesse congresso que o nome Copa do Mundo foi sugerido pela primeira vez.
A Fifa pediu que os países interessados fizessem suas inscrições até 31 de agosto de 1905. No entanto, nenhuma federação nacional mostrou interesse.
Embora jogos de futebol fizessem parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em 1896, eram apenas partidas de exibição, disputadas até por times locais. Assim, a primeira competição internacional de seleções acabou sendo a Olimpíada de 1908, reconhecida pela Fifa.
Em 1914, a idéia de uma competição mundial voltou, mas a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) atropelou os planos da Fifa.
Depois da guerra, o novo presidente da entidade, o francês Jules Rimet, insistiu na idéia de criar a Copa do Mundo. No Congresso de Amsterdã, em 1928, a competição foi oficializada, já determinada sua realização a cada quatro anos, em países diferentes.
A escolha do Uruguai para abrigar a primeira competição seguiu critérios esportivos, políticos e econômicos.
A seleção uruguaia tinha conquistado dois torneios olímpicos de futebol, o país comemorava seu centenário e não tinha passado por dificuldades durante a guerra.
O fator econômico pesou muito. A Associação Uruguaia de Futebol pagou as despesas das seleções visitantes, condição que não poderia ser cumprida por Itália, Espanha, Hungria e Suécia, que também pleitearam abrigar a Copa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.