São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 1999   





Perguntas e Respostas
Dúvidas mais comuns ao usar correio eletrônico


Como faço para ordenar as mensagens?
As mensagens normalmente aparecem por ordem de chegada _ as mais recentes no final da lista. Elas trazem informações como data e hora de chegada, remetente, tamanho, entre outras. Você também pode ordenar as mensagens por outros itens, como, por exemplo, o nome do remetente. Basta clicar sobre o título da coluna em questão. Se clicar novamente, alterna entre a ordem crescente e decrescente. A coluna que estiver ordenando as mensagens é indicada por um pequeno triângulo em seu cabeçalho.

Como faço para anexar arquivos?
Para enviar arquivos anexados ao e-mail (imagens, programas etc.), clique sobre o botão com o ícone de um clipe (Attach ou Inserir Arquivo) na barra de botões da janela em que se está escrevendo o e-mail. (No "Netscape Messenger", vai surgir um menu. Nele, escolha File). O programa abre então uma caixa de diálogo semelhante àquelas que surgem quando você está abrindo um arquivo em qualquer programa. Encontre o arquivo desejado no disco e dê um duplo clique sobre ele. Você pode anexar quantos arquivos quiser em um único e-mail. Repita o procedimento acima para cada arquivo a ser anexado.

O que são “attachments”?
São arquivos anexados na mensagem. Se a mensagem tiver arquivos anexados, aparecerá um pequeno clipe sobre o ícone do envelope na lista de mensagens ("Messenger") ou um clipe à esquerda da mensagem na lista ("Outlook"). Se o programa for capaz de interpretar esse arquivo (como uma foto), ele o exibe no pé da mensagem. Caso contrário, ao final, aparecerá um link com o nome do arquivo e sua descrição. Você pode abrir esse arquivo ou gravá-lo no disco.

Como faço para enviar um e-mail?
Clique no botão New Msg ("Messenger") ou Redigir Mensagem ("Outlook"). Na janela que aparece, preencha o campo To ("Messenger") ou Para ("Outlook") com o endereço eletrônico da pessoa para quem você quer enviar o e-mail. Você pode enviar o mesmo e-mail para várias pessoas de uma só vez. Basta colocar vários endereços no campo To (ou Para), separados por vírgulas. Outra forma de se fazer isso é colocar outros endereços no campo Cc (cópia carbono). Há uma terceira forma de se enviar cópias da mensagem, escrevendo os endereços no campo Bcc ("Messenger") ou Cco ("Outlook"). A diferença, nesse caso, é que a mensagem é enviada normalmente para os destinatários, mas ninguém ficará sabendo que essas cópias foram enviadas. O campo Subject ("Messenger") ou Assunto ("Outlook") serve para se escrever uma breve descrição da mensagem. A última etapa é escrever a mensagem no espaço reservado para isso. Quando a mensagem estiver pronta, basta pressionar o botão Send ("Messenger") ou Enviar ("Outlook").

Como faço para ler o meu e-mail?
Para verificar se alguma nova mensagem chegou para você, clique no botão Get Msg ("Messenger") ou Enviar e receber ("Outlook Express"). As mensagens ainda não lidas aparecem na lista em negrito e marcadas com um pequeno losango verde ("Messenger") ou um pequeno envelope fechado ("Outlook Express"). Para ler uma mensagem, basta clicar sobre ela na lista. Seu conteúdo é automaticamente exibido na janela abaixo da lista de mensagens. Se não quiser mais a mensagem, basta clicar sobre ela na lista e depois apertar o botão Delete (Excluir).

Como criar regras para recebimento de mensagens?
Para deixar os e-mails ainda mais organizados, você pode criar filtros que executarão ações (encaminhar, apagar ou responder) automaticamente, assim que uma mensagem chegar. É possível criar filtros associados a cada uma de suas pastas. No menu Edit ("Messenger") escolha a opção Message Filters ou no menu Ferramentas ("Outlook"), escolha Assistente de Caixa de Entrada. Uma lista de regras, se houver, será exibida. Você pode criar regras para os campos Subject (assunto), Sender (remetente), To (destinatário), CC (com cópia para) etc. No "Messenger", há mais opções. O próximo passo é dizer o que deve ser feito. As opções são Move to Folder (mova para pasta) e Delete (apague), entre outras. Por exemplo: a regra “Piadas” diz que toda mensagem que chegar e cujo remetente contenha o e-mail de uma pessoa específica ou que o assunto contenha a palavra “Piadas”, vá para a pasta “Piadas”.

Como posso gravar minhas mensagens em disquete?
Basta clicar em Arquivo e Salvar. Salve o arquivo como "HTML" (que é o formato que aparece indicado). Se quiser copiar pastas inteiras de e-mail para disquetes, use o “Microsoft Explorer” para localizá-las. Ao achá-las, basta transferi-las para o disquete, como um arquivo de texto normal.

Como evitar que meu computador seja contaminado por vírus mandados por e-mail?
Primeiramente, não clique em arquivos anexados no e-mail se não confiar em sua origem. Os vírus trazidos por e-mail para seu computador só se tornam perigosos se você clicar neles. É sempre recomendável que você mantenha um programa antivírus atualizado no seu computador.

Como criar nova pasta de mensagens?
Você pode criar outras pastas para organizar melhor seus e-mails. Vá em Arquivo e escolha New Folder ("Messenger") ou Pasta e Nova Pasta ("Outlook"). Dê um nome à nova pasta quando o programa perguntar. Confira, na lista abaixo do campo do nome, se ele está indicando corretamente a pasta que acomodará a nova. Clique OK para concluir o processo.

Como criar uma lista de e-mails?
No "Messenger"
: clique em Communicator, Address Book e New List. Escolha um nome para a lista e preencha o campo com todos os endereços que quer incluir. Para mandar e-mail para essa lista, apenas escreva o nome dela no campo To da mensagem.
No "Outlook": Clique em Ferramentas, Catálogo de Endereços e Novo Grupo.

Como cadastrar pessoas no correio eletrônico?
No "Messenger": Vá em Communicator, Address Book e New Card.
No "Outlook": Vá em Ferramentas, Catálogo de Endereços e Novo Contato.

Como criar contas de usuários diferentes?
No "Messenger": Clique em Edit e Preferences. Depois, é só clicar em Mail e Groups e preencher os dados nos itens Identity e Mail Server.
No "Outlook": Vá em Ferramentas e em Contas. Clique em Correio, Adicionar e Correio novamente. Daí, é só seguir as instruções dos quadros.


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