São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 1999   






Cada site de busca é útil em diferentes situações de pesquisa na Internet. A seguir, uma lista dos principais buscadores de acordo com sua utilidade

BUSCAS ESPECÍFICAS:
Quando o usuário procura sites específicos sobre algum assunto, os mais indicados são o Yahoo, em inglês; o Cadê e o Zeek.

Se um estudante busca páginas de antropologia e digita a palavra “antropologia” nesses sites, ele recebe primeiro uma relação de categorias (listas) nas quais essa palavra está listada _no Cadê, há uma sublista de sites de matemática dentro de uma lista maior, sobre ciência e tecnologia; no Yahoo, há nada menos que 69 listas.

BUSCAS GENÉRICAS:
Quando o usuário procura sites que simplesmente mencionem uma palavra ou um conjunto de palavras (sem necessariamente tratar do assunto), deve fazer sua busca em sites como o AltaVista e o Radar UOL.

Eles costumam fornecer uma lista de sites tendo como critério o número de vezes que a palavra é mencionada na página e sua incidência no nome da página. Pelo AltaVista, o usuário pode pedir sites de um idioma específico, incluindo o português.
Se o internauta digita “Faustão” no AltaVista pedindo só as páginas escritas em português, por exemplo, ele recebe uma lista de 568 páginas, sendo que as primeiras são as que possuem a palavra no título (como o site do programa “Domingão do Faustão”) e as seguintes são as que mais vezes a palavra "Faustão" se repete.
Para pesquisas conjugadas, o AltaVista possui um link específico (ver questão sobre expressão booleana à pág. 31).

METABUSCADORES:
São sites que possuem um sistema que procura um termo em diversos mecanismos de busca ao mesmo tempo, aumentando a chance de o usuário encontrar a palavra procurada, mas fornecendo muitas vezes um número excessivo de páginas.

Os mais conhecidos são o MetaMiner, em português _que conjuga dois sites brasileiros e cinco internacionais_ e o Webcrawler.
O MetaMiner permite que o usuário escolha o tempo de busca (de 30 segundos a dois minutos). Uma busca mais rápida gera menos resultados do que uma mais lenta.
Um dos mais úteis é o Inference Find, em inglês. Ele reúne os seis sistemas de busca mais utilizados da rede (WebCrawler, Yahoo, Lycos, AltaVista, InfoSeek, e Excite) e pode fornecer resultados em apenas um segundo. Outra vantagem é que suas respostas são listas de grandes sites sobre o assunto pedido, como no Yahoo, e não páginas aleatórias, como no AltaVista.

BUSCAS POPULARES:
Existem sites de busca cuja lista de resultados coloca nos primeiros lugares os sites mais populares sobre determinado assunto. Em português, não há sites desse tipo, mas em inglês pode-se usar o Google, que classifica um site de acordo com o número de links em outras páginas que levam a ele.
Um fã que procura o site mais conhecido sobre a série “Dawson’s Creek”, por exemplo, e faz sua busca no Google recebe como o primeiro de 409 resultados o endereço http://moviething.com/dawsonscreek, com trivia, cartões postais e informações sobre os atores.
Já o DirectHit usa como critério de busca o tempo que os internautas passam em cada site.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.