São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 1999   




Você também pode aparecer na rede mundial. As páginas pessoais são um dos grandes sucessos da Internet, trazendo histórias, aventuras e desejos de pessoas comuns. O melhor: para entrar no ar, não é preciso gastar dinheiro extra nem ser grande conhecedor de informática.

Com esse objetivo, surgiram os sites que hospedam páginas gratuitamente. Eles dão muito espaço: de 10 Mbytes para mais, o suficiente para colocar a história de sua família e várias fotos.
Em troca, sua página leva anúncios obrigatórios, e, em alguns casos, você é obrigado a receber e-mails de propaganda.
Mas vale a pena. Os sites hospedeiros têm modelos para a criação de home page sem grandes dificuldades.
Para criar uma página, o mais importante é definir o que você quer dizer, qual o tema e o que vai entrar no site.
O mais simples é ter uma foto (que já deve estar digitalizada e arquivada em seu computador) e um texto ou vários pequenos testos. Também faça uma seleção de sites para colocar os links na sua página.
Arme-se de paciência e disposição para fazer, refazer e tornar a repetir, porque os modelos são muito bons, mas nem sempre a resposta do sistema é rápida. Ao contrário, a comunicação com os hospedeiros costuma ser muito lenta, especialmente no preocesso de registro.


Os melhores sites que hospedam home pages pessoais

A Folha testou três serviços grátis em inglês -Geocities (Yahoo), Go, Tripod (do grupo Lycos)- e dois em português -StarMedia e O Site. Em todos houve algum tipo de problema de retorno. Lentidão, página errada ou carregamento incompleto foram algumas das dificuldades.
O melhor e mais completo, para quem não tem nenhuma experiência, mas sabe inglês, é o Tripod. Oferece adicionais, como serviço de previsão de tempo, noticiário e horóscopo, que podem ser personalizados (tempo em São Paulo, noticiário sobre esporte e saúde, por exemplo). Também dá modelos com diferentes cores para o fundo e os textos.
Se você tem alguma experiência (ou está acostumado a mexer com o "Word" ou programas que combinam imagens e textos), não pense duas vezes: vá ao Geocities. A comunidade pioneira na Internet, agora ligada ao superportal e serviço de buscas Yahoo!, conseguiu de novo. Em vez de vários modelos para criação de páginas, oferece um programa completo.
É o "PageBuilder". Basta clicar no link, e ele é carregado no seu computador como uma nova página da rede. Daí, você segue o que ditar sua prática e sua inspiração, clicando nos botões de comando (Nova Página, Inserir Textos, Inserir Figuras), todos eles com uma imagem que identifica a função.

Formulários de construção de página
do Tripod

Demora mais, são necessárias várias visões prévias da página, mas ela fica realmente pessoal, com a letra, as cores, as imagens e os links desejados. Vale a pena gastar tempo com o programa, porque além de tudo é muito menos burocrático e bem mais divertido do que apenas seguir passos em um modelo.
O Go também é muito bom. Tem recursos para auxiliar a divulgação da sua página, por exemplo.
Entre as home pages em português, o modelo de O Site é mais simples que o da StarMedia. Apesar disso, traz um bom conjunto de opções de cor de fundo, tamanho e tipo de letras.

PARA ASSINANTES
Os dois maiores provedores brasileiros também oferecem espaço gratuito para colocação de home page pessoal. Mas só assinantes podem se pendurar no Universo Online e no Zaz.
Os dois serviços oferecem um sistema para criação de página. De modo geral, basta clicar no item (imagem, texto etc.) e substituí-lo pelo que você produziu. Ou simplesmente preencha um formulário. No final, há um botão que dá acesso a uma visão prévia da página. Gostando, é só publicá-la.
O sistema do UOL é simples e muito rápido. Quem já tiver o texto pronto, souber os links que deseja colocar e estiver com a imagem no seu computador termina a página em dois toques.

Imagens oferecidas pelo sistema do UOL

A contrapartida é que o site resultante também é simples, se você souber usar apenas os recursos mínimos.
O sistema do Zaz apresenta diversos modelos de página, já com áreas e espaços definidos para os vários componentes (título, ilustração, barra divisória, texto etc). Em cada um, há diversas opções -no caso de texto, por exemplo, você pode ter as letras em negrito, itálico ou normal, e escolher entre três tamanhos, diversas cores e três formas de apresentação.

Confira os endereços:
Geocities
Go
O Site
StarMedia
Tripod
FreeIndex


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.