São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 1999   



O que são Internet Explorer Netscape Navigator Perguntas e Respostas

Surfar. Navegar. Pesquisar. Três sinônimos para quem quer entrar no universo da Internet. Conhecidos em inglês como browsers, os navegadores são hoje uma espécie de faz-tudo. Além de pesquisar, servem para bater papo em salas de chat, pagar contas, ouvir música, fazer compras, acompanhar o noticiário, mandar e receber e-mail e pegar programas na Internet.

Os mais usados são o “Internet Explorer” e o “Netscape Navigator”. Ambos são gratuitos e já vêm nos kits de acesso que o internauta recebe quando faz uma assinatura junto a um provedor.
O primeiro é hoje, de longe, o mais popular. Está na versão 5.0, traduzido para o português, mas ainda pode ser encontrado na versão anterior. O programa da Netscape também foi traduzido para o português, mas somente até o modelo 4.51. Em inglês, o “Navigator” mais recente é o 4.7.
Há também navegadores alternativos, não tão famosos, mas que podem ser boas opções. É o caso do “Opera”, que, além de ser de fácil navegação, ocupa menos espaço na memória do computador. O problema é que o programa é pago (US$ 35), mas pode ser usado de graça durante 30 dias. Outra alternativa é o “Neoplanet”, gratuito, mas que só funciona em micros que tenham instalado, no mínimo, a versão 3.0.2 do “Internet Explorer”.
Na tela, o visual de todos os navegadores é semelhante. Em geral, o internauta vai encontrar uma barra de menus com todos os itens que dão acesso a outras funções. Abaixo, haverá uma barra de ferramentas que cumpre função parecida, mas usando botões.
Para abrir páginas na Internet, é preciso digitar o endereço. Por exemplo, se quiser entrar na página em português da Microsoft, digite www.microsoft.com.br.

 


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.