São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame atinge teto em 2000

da Reportagem Local

No próximo ano, será atingido o número máximo de cursos a serem avaliados por meio do provão: 15, ou seja, dois a mais do que em 99. A decisão sobre os cursos que serão avaliados no ano 2000 vai ocorrer até o final de junho, mas, segundo o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, um já foi escolhido: pedagogia.
O número de alunos e a inserção social dos profissionais formados por determinado curso são dois dos critérios considerados pelo MEC na hora de selecionar um curso a ser avaliado por meio do Exame Nacional de Cursos. Dessa maneira, os 13 cursos avaliados atualmente permitem ao MEC conhecer a qualidade dos cursos que formam maior número de profissionais.
Além do teto de 15 cursos avaliados anualmente por meio do provão, técnicos do ministério estão discutindo a possibilidade de criar um "rodízio de cursos" avaliados. Uma idéia é modificar o conjunto de cursos avaliados a cada dois anos, de modo a fazer um mapeamento mais amplo dos cursos de graduação brasileiros.
Alguns docentes dos cursos avaliados há mais tempo, como direito e administração, defendem o "rodízio" para evitar, entre outras coisas, que os currículos sejam adaptados à estrutura do provão. (MAv)


Texto Anterior: Aluno de mecânica deve selecionar métodos
Próximo Texto: Mudança em medicina enfatiza prática
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.