Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo dá mais espaço, mas garotos terminam ano em baixa

DE SÃO PAULO

Nenhuma outra equipe do Campeonato Brasileiro desta temporada abriu tanto espaço para jogadores sub-20 como fez o São Paulo.

Mais de um terço do elenco profissional foi formado por atletas nascidos de 1991 para cá: eram 11 jogadores nessa situação entre os 30 atletas listados no site.

Apesar da oportunidade, os jogadores mais novos terminaram o ano em baixa, principalmente aqueles de quem se esperava mais.

O volante Casemiro é um desses jogadores. Apontado como grande revelação, teve papel importante na conquista da vaga olímpica pela seleção no Sul-Americano sub-20, mas, depois, no clube, caiu de rendimento e terminou o ano como reserva.

Foi o caso também de Lucas, principal joia da base são-paulina, que fez ótimo primeiro semestre, chegou à seleção principal, mas foi mal na reta final do Brasileiro.

"É preciso valorizar a base do clube e fazer a fila andar", explica o coordenador da base do clube, Marcelo Lima.

"A diretoria nos dá respaldo para a formação desses jogadores, não há uma cobrança por resultados", afirma.

Ele não acredita que a precocidade com que esses atletas chegam ao profissional possa afetar seu desenvolvimento a partir daí. "Se tem um jogador no sub-17 melhor do que os do sub-20, que tem condição de ficar no banco e entrar no profissional, ele vai subir antes", diz. "Embora ele perca algumas etapas importantes na formação, o [time] profissional vai conseguir adaptar esse atleta."

(LL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.