Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Olimpíada limitará voos em aeroporto

2012 Londres elabora pacote de medidas para evitar caos aéreo

DE SÃO PAULO

Os Jogos Olímpicos de Londres-2012 vão impor uma série de restrições aos aeroportos da Grã-Bretanha.

As medidas serão tomadas para garantir que o aeroporto de Heathrow suporte o fluxo de 500 mil visitantes internacionais esperados durante o evento, que acontece de 27 de julho a 12 agosto.

Autoridades britânicas preocupadas com a previsão de longos atrasos e reclamações de passageiros formaram uma força-tarefa de especialistas para elaborar um conjunto de regras temporárias para os aeroportos entre 21 de julho e 15 de agosto, segundo o jornal "The Times".

O londrino Heathrow, considerado o mais movimentado do mundo, vai ter que restringir o número de voos na primeira parte do plano.

Serão permitidas, no máximo, 36 aterrissagens e decolagens por hora comparadas com as 43 ou 44 que aconteceram nos horários de pico no verão do ano passado.

As rotas regulares terão operação normal, mas voos especiais, geralmente levando ricos e famosos, serão proibidos no aeroporto.

Jatos privados e voos fretados, que normalmente têm autorização para aterrissar em Heathrow, serão desviados para outros aeroportos fora da cidade olímpica.

"O objetivo de revisar a capacidade é proteger Heathrow do risco de fadiga por causa dos Jogos ou por qualquer outro fator externo", afirmou comunicado oficial do aeroporto às companhias.

O governo pretende controlar os pousos em todos os aeroportos situados no sudeste da Inglaterra, mesmo aqueles com pista de grama.

Todos as aeronaves comerciais precisam solicitar uma permissão de aterrissagem com antecedência e todo avião que não cumprir o determinado terá seu plano de voo suspenso e será impedido de entrar no Reino Unido.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a atribuição de faixas horárias vai ajudar a proteger aeroportos e o espaço aéreo particular da superlotação nos horários de pico, além de evitar a interrupção dos serviços regulares.

As restrições são consideradas necessárias porque Heathrow não oferece estrutura necessária para os voos esperados para a Olimpíada.

O aeroporto já opera com mais de 99% de sua capacidade. Com isso, pequenos problemas podem rapidamente se transformar em grandes atrasos. Espera-se que o limite de decolagens e aterrissagens evite isso.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.