Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Del Nero é indicado a posto na Fifa

CBF
No Comitê-Executivo, paulista substitui Teixeira e fortalece Marin

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, 71, foi indicado ontem pela Conmebol a um assento no Comitê-Executivo da Fifa.

Del Nero substituirá Ricardo Teixeira, que renunciou na semana passada às presidências da CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) e aos cargos que tinha na Fifa e na Conmebol, a confederação sul-americana.

O Comitê-Executivo é o órgão mais importante da Fifa, composto hoje por 23 nomes (há uma vaga aberta), responsável por tomar as principais decisões da entidade que manda no futebol mundial.

Os outros sul-americanos do comitê são o paraguaio Nicolás Leoz, 83, presidente da Conmebol, e o argentino Julio Grondona, 80.

A próxima reunião do órgão será já na semana que vem, em Zurique, na Suíça. Por isso, a Fifa pressionava a Conmebol para indicar logo o substituto de Teixeira.

MARIN FORTALECIDO

A chegada de Marco Polo Del Nero à Fifa significa o fortalecimento de José Maria Marin, 79, sucessor de Ricardo Teixeira na CBF e no COL.

Paulista como Del Nero, Marin assumiu a CBF por ser o vice mais velho.

Desde que substituiu Teixeira, há duas semanas, vem sendo atacado por presidentes de algumas federações estaduais -notadamente Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que não o querem no comando do futebol brasileiro até 2015, quando termina seu mandato. O grupo de descontentes se reuniu ontem no Rio, mas já sabe que não terá muito o que fazer contra Marin.

Reclamam do excesso de paulistas no comando do futebol nacional e de que Marin é orientado por Del Nero.

O fato de os dois terem viajado juntos ao Paraguai e a Brasília, para visitas à Conmebol e a deputados e senadores, deixou ainda mais irritados os descontentes.

A chegada de Del Nero a um assento na Fifa só enfraquece a ala dos rebeldes -ninguém quer acirrar a briga com um membro da Fifa a dois anos da Copa no Brasil.

Procurado pela reportagem, Del Nero não quis se pronunciar. Vai aguardar que a Fifa aceite sua indicação por parte da Conmebol -o que é só uma formalidade.

TORCIDAS BANIDAS

No mesmo dia em que foi indicado para um cargo na Fifa, Marco Polo Del Nero agiu no futebol paulista.

O presidente da FPF proibiu quatro torcidas organizadas de times de Campinas de entrarem em estádios.

Foram banidas as uniformizadas Serponte, Jovem (da Ponte Preta), Guerreiros e Fúria Independente (Guarani).

Ponte e Guarani se enfrentarão amanhã, às 18h30, no estádio Moisés Lucarelli (da Ponte). Na semana passada, briga entre integrantes de organizadas deixou um torcedor morto em Campinas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.