Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Especialistas conquistam título

LIGA EUROPA
Atlético de Madri e Falcao García faturam competição pela 2ª vez em 3 anos

DE SÃO PAULO

Se existe um clube que pode falar que sabe o caminho para vencer na Liga Europa, esse é o Atlético de Madri. E, se há um jogador que pode se autoproclamar o maior nome da ainda curtíssima história do torneio continental, é Radamel Falcao García.

Pelo segundo ano consecutivo, o centroavante colombiano foi o artilheiro e craque da competição, brilhou na decisão e conquistou o título.

Só mudou as cores das listras da camisa. Na temporada passada, vestia o azul e branco do Porto. Nesta, o vermelho e branco do Atlético.

Falcao García marcou dois gols na vitória por 3 a 0 da equipe de Madri sobre o Athletic Bilbao, em Bucareste, na final espanhola da terceira edição da Liga Europa.

O bicampeonato obtido pelo goleador também representou o segundo título "colchonero" na competição.

Há dois anos, o Atlético derrotou o Fulham na prorrogação, na última partida da edição de estreia do torneio substituto da Copa da Uefa.

Aquela equipe tinha duas estrelas, o uruguaio Diego Forlán e o argentino Agüero. No time atual, o protagonismo é todo de Falcao García.

O colombiano foi contratado para esta temporada por € 40 milhões (R$ 102 milhões, na cotação atual), valor inflado pelo que ele acabara de fazer na Liga Europa.

Mas o centroavante justificou o alto investimento. Substituiu à altura a dupla de antigos ídolos, marcou 35 gols em sua temporada de estreia na Espanha e, mais importante, deu um título ao clube.

Na final de ontem, o Atlético tinha pela frente um rival entusiasmado e badalado. Marcelo Bielsa voltou a ser lembrado como um dos melhores técnicos do mundo após recolocar o Athletic na disputa pelos títulos -o clube basco se sagrou campeão pela última vez em 1984.

Mas o time da capital espanhola e seu camisa 9 são especialistas em Liga Europa.

Com sete minutos de jogo, o placar já registrava 1 a 0, graças a golaço de Falcao García, que recebeu a bola dentro da área, puxou para o meio e acertou o ângulo.

O gol precoce deixou a partida do jeito que ela se manteria até o apito final, com o Athletic dominando a posse de bola, pressionando e levantando bolas na área. Mas com o Atlético decidindo.

Aos 33min, o colombiano foi acionado de novo a poucos metros do gol, surpreendeu o defensor com corte de letra e ampliou a vantagem.

Foi o 12º gol do atacante no campeonato. Na temporada passada, encerrada com um tento seu no 1 a 0 do Porto ante o Braga, ele havia sido ainda melhor: 17 bolas na rede.

Falcao García ainda teve a chance de aumentar sua conta, mas a bonita jogada individual que armou na etapa final terminou na trave.

"Este é um momento que poucos jogadores têm a oportunidade de viver", definiu.

Já perto do fim, aos 40min, o Atlético fez mais um. O brasileiro Diego partiu da intermediária, invadiu a área, driblou um rival e finalizou.

Estava decidido. O Atlético de Madri e Falcao García são por mais uma temporada os melhores da Liga Europa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.