Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nadal não joga mais no saibro azul

TÊNIS
Espanhol perde para Fernando Verdasco e se queixa do piso de torneio em seu país

LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MADRI

O saibro azul inaugurado este ano nas quadras do Masters 1.000 de Madri levou o tenista Rafael Nadal a renegar a competição.

Ontem, após uma derrota nas oitavas para o também espanhol Fernando Verdasco, Nadal disse que não participará mais do torneio.

Verdasco triunfou por 2 a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5, em 3 horas e 11 minutos.

O anúncio de Nadal engrossou o coro de críticas à nova quadra, inaugurada para se tornar a grande marca do torneio espanhol.

Os jogadores reclamaram de deslizar em excesso no saibro azul. Torcedores se disseram confusos para acompanhar a bola. E os patrocinadores acharam que a cor ofuscou a publicidade.

"Estou muito triste, mas ano que vem será um torneio a menos no meu calendário", declarou ontem o número 2 do ranking da ATP.

Embora afirme que Verdasco jogou melhor, Nadal também atribuiu a derrota ao receio de sofrer uma lesão.

"O piso é o mesmo para os dois, e acho que não fui bom o suficiente para me adequar. Tinha medo de machucar o quadril. Não estou preparado para arriscar de novo. Vou para [o Masters 1.000] Roma com uma desconfiança que não deveria ter", disse Nadal.

Antes do torneio, o jogador chegou a pedir à ATP para jogar com tênis de grama, mas não teve autorização.

Anteontem, Novak Djokovic, líder do ranking mundial, disse que, pelo excesso de deslize, o piso não permite arriscar, apenas defender-se. "Isso não é tênis", afirmou.

Para o suíço Roger Federer, que permanece no torneio, é a superfície mais difícil da temporada. O brasileiro Thomaz Bellucci, em entrevista à Folha, disse que foi uma das piores quadras em que já jogou. "É muito difícil parar".

Semanas antes do torneio, a organização espalhou propagandas pela capital espanhola com o slogan "Madri é azul". Com o anúncio de Nadal de abandonar a competição, teme-se agora perder patrocinadores e espectadores.

Djokovic passou com dificuldades pelas duas primeiras partidas e disse que precisaria de chuteiras para jogar sobre o saibro azul. Ontem, ele bateu o suíço Stanislas Wawrinka em dois sets.

E Nadal, que tinha a vantagem de jogar em casa, perdeu nas oitavas pela primeira vez no torneio. Havia 22 partidas que o espanhol não era derrotado no saibro.

Após as ameaças de Nadal, a organização disse ainda não saber se vai rever o novo saibro. Afirmou que o material foi aprovado pela ATP e que beneficia os telespectadores, já que o amarelo da bola faz um "contraste extraordinário com a cor azul".

O Torneio de Madri ainda voltou a substituir os tradicionais boleiros por modelos, treinadas semanas antes do torneio por tenistas para aprender as regras do jogo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.