Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo troca os titulares para 2012

SÉRIE A Equipe estreia contra o Botafogo, no Rio, e terá só quatro remanescentes da temporada passada

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

O São Paulo que começa a disputa pelo seu 7º título nacional em quase nada se parece com aquele que terminou o Brasileiro de 2011 na sexta colocação, a um ponto da vaga na Libertadores.

A equipe titular que vai ao Rio enfrentar o Botafogo hoje, às 16h, no Engenhão, conta com apenas quatro jogadores considerados incontestáveis na temporada passada.

O zagueiro Rhodolfo, o meia Cícero e os atacantes Luis Fabiano e Lucas devem começar jogando hoje. Os demais ou chegaram em 2012 ao clube do Morumbi ou se revezavam entre o banco e o time titular no último Brasileiro.

Trata-se de a execução de uma promessa feita pelo presidente do clube, Juvenal Juvêncio, em outubro de 2011.

"Se até o final deste ano [2011] a equipe se mostrar impotente em relação aos resultados, conclui-se que o problema não é mais o treinador, mas o time", declarou o dirigente à Folha, após contratar o técnico Emerson Leão.

É por isso que os dois laterais, um zagueiro e um meia são novatos no clube.

Douglas, na ala direita, veio do Goiás. Na outra lateral, Cortez chegou do Botafogo -hoje, enfrentará seu ex-clube pela primeira vez.

O defensor Paulo Miranda, que já foi barrado pela diretoria após falhar no Paulista, defendeu o Bahia em 2011.

O meia Jadson estava havia seis temporadas no Shaktar Donetsk, da Ucrânia.

Os outros três jogadores que começam a partida de hoje já estavam no Morumbi, mas não eram titulares.

É o caso dos volantes Denílson e Casemiro. No último Brasileiro, eles se alternavam com frequência no banco.

Hoje, eles compõem a dupla defensiva no meio de campo são-paulino.

No gol, Dênis era reserva e hoje guarda o lugar para Rogério, que se recupera de cirurgia no ombro -a previsão é de que volte em dois meses.

"Nosso presidente disse que ia mudar o elenco e, realmente, muitos jogadores saíram. Agora a gente espera chegar mais gente", afirmou o técnico Leão, anteontem.

Em tom provocativo, o treinador emendou: "Eu só quero parabenizar aqueles que saíram daqui e foram campeões regionais, o que prova que eles têm seu valor".

Em suas entrevistas, ele tem por hábito, mandar recados para a diretoria do clube, alertando sobre a necessidade de trazer reforços.

"Estamos preparados até certo ponto, mas acho que temos que deixar espaço no estômago para ingerir mais", afirmou Leão, que não vai poupar atletas na rodada de abertura do Brasileiro. "No meu time, sempre haverá vaga para quem chegar", disse.

NA TV
Botafogo x São Paulo
16h Band e Globo (para SP)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.