Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro conquista duplas mistas nos EUA

TÊNIS
Bruno Soares forma parceria de última hora com russa e é o 5º do país a vencer Grand Slam

Elsa/France Presse
Bruno e Ekaterina beijam a taça do Aberto dos EUA
Bruno e Ekaterina beijam a taça do Aberto dos EUA

DE SÃO PAULO

O mineiro Bruno Soares, 30, tornou-se ontem o quinto brasileiro a conquistar um título de Grand Slam.

Ao lado da russa Ekaterina Makarova, ele venceu o polonês Marcin Matkowski e a tcheca Kveta Peschke por 6/7 (8), 6/1 e 12/10 na final duplas mistas do Aberto dos EUA.

Antes de Soares, o Brasil tinha sido campeão em um dos quatro maiores torneios do tênis com Maria Esther Bueno (simples e duplas), Guga Kuerten (simples), Thomaz Koch (duplas mistas) e Tiago Fernandes (juvenil).

"Estou muito, muito feliz", afirmou Bruno Soares, 28º do mundo no ranking de duplas.

Para Makarova, 16ª na lista feminina de duplas, o título é ainda mais saboroso já que nem eles esperavam.

A dupla campeã quase não se formou. O brasileiro geralmente forma parceria com a australiana Jarmila Gadjosova (31ª) -caíram na segunda rodada em Wimbledon.

"Katia e eu já jogamos juntos algumas vezes", afirmou Bruno Soares. "Ao chegar aqui, ela me perguntou se queria formar a dupla. Disse que sentia muito, mas já havia me comprometido com a Jarmila", completou.

O brasileiro contou que, faltando cinco minutos para terminar o prazo de inscrição, a australiana ainda não havia aparecido. Ele então saiu em busca de Makarova. "Nós dois fizemos a corrida de nossa vida e assinamos a inscrição no último minuto, 11h59, e funcionou."

O sorteio os colocou diante da dupla cabeça de chave número dois: os americanos Mike Bryan e Lisa Raymond.

Na segunda rodada, Soares e Makarova encerraram de vez a carreira da belga Kim Clijsters, que formava parceria com Bob Bryan.

"Cada vez que ganhávamos uma partida, dizíamos a nós mesmos: "Temos que ficar tranquilos, não temos nada a perder e vamos aproveitar e desfrutar antes que acabe", afirmou Makarova, 24.

Soares disse que a moscovita é a líder da dupla. Ele lembra da partida contra Clijsters e Bob Bryan.

"Fomos para o match tie-break e ela me chamos e me disse para lembrar que nosso lema era 'não temos nada a perder'. Fomos para o jogo e ganhamos", afirmou. "Creio que ali começamos a acreditar que tínhamos chances."

"Fazemos uma boa parceria... no tênis. O Bruno é casado", brincou Makarova, que foi vice-campeã no Aberto da Austrália em 2010, com o tcheco Jaroslav Levinsky.

"Queremos continuar juntos. Não temos nada a perder", afirmou o brasileiro.

Com agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.