São Paulo, terça-feira, 01 de janeiro de 2002

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SS pode deixar área degradada do centro de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem condições de atender a demanda de interesse, os organizadores da São Silvestre esperam, em 2002, viabilizar a largada da prova em outro local.
A mudança tiraria do percurso as áreas degradadas do centro e colocaria Ibirapuera e Jardins, bairros nobres da cidade.
Neste ano, 15 mil atletas disputariam a prova masculina e 2.000 corredoras participariam da disputa feminina.
"A Paulista não comporta mais que 15 mil atletas. Queremos ter até 30 mil pessoas na festa", diz Júlio Deodoro, coordenador-geral da São Silvestre, que fará reunião com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para discutir o tema.
Com a alteração, a largada seria nas ruas Vergueiro e Domingos de Moraes, na Vila Mariana (zona sul da cidade).
Dois percursos estão sendo estudados. Um deles desceria até a avenida Jabaquara e passaria pelo Ibirapuera e Jardins antes de chegar à Paulista.
Outro caminho seria percorrer a rua Vergueiro no sentido centro. A prova ainda teria a subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio até a chegada em frente ao prédio da Gazeta.
Apesar de apontar razões técnicas, Deodoro não esconde que a alteração melhoraria o cenário da prova, evitando regiões como a da cracolândia.
""Há sujeira e crianças de rua no centro. Nos primeiros anos da corrida, o local era bonito. Agora está muito feio", afirma.
Para Deodoro, o percurso que engloba Pátio do Colégio, Liberdade e Vila Mariana seria mais ""turístico". ""Há mais pontos históricos da cidade."
Já a alternativa pelo Ibirapuera e Jardins seria mais nobre. ""Há muitas árvores. Esse trajeto seria uma belezura."
Para o diretor de esportes da Rede Globo, Luiz Fernando Lima, a mudança teria de ser aprovada pela TV, afinal, a transmissão exige bom sinal para as antenas de microondas.
""Em alguns trechos da cidade, esse sinal é ruim. Temos de ser consultados", contou Lima.
De qualquer forma, ele aprova uma mudança que melhore a paisagem da competição.
""Quanto mais interessante visualmente, melhor. A prova tem sua tradição, mas já mudou de percurso várias vezes. Por que não outra mudança?"
Para viabilizar a idéia, a CET fará um estudo das alterações no trânsito. Além disso, será preciso o aval da PM e da SPTrans (São Paulo Transporte, órgão responsável pelo transporte coletivo).
"Vamos ver se as vias utilizadas têm alternativas para o trânsito fluir", diz Wlamir da Costa, supervisor de área da CET e responsável pela região da Paulista. (ALF E RB)


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