UOL


São Paulo, sábado, 01 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Tenista fez preparação especial

Guga quer usar Davis como laboratório

DA REPORTAGEM LOCAL

O resultado da preparação especial feita para o primeiro confronto do Brasil na Copa Davis, no carpete sueco, já faz Gustavo Kuerten vislumbrar um bom desempenho na segunda metade da temporada, que concentra os torneios disputados em superfícies em que não é especialista.
O brasileiro treinou em Florianópolis (SC) para os jogos em Helsinborg em uma quadra de grama sintética coberta, mais rápida do que a de carpete.
Nas outras vezes em que fez uma preparação semelhante, o tenista avançou até as quartas-de-final de Wimbledon, em 1999, conquistou o título em Lisboa, em 2000, e foi vice-campeão em Lyon, no ano passado.
"Tomara que a Copa Davis possa abrir caminho para eu beliscar mais alguns bons resultados na outra parte da temporada. Treinei muito em Florianópolis nos últimos dias, até mais do que necessário para me manter em forma", declarou o tenista brasileiro.
Neste ano, Guga decidiu voltar a incluir em seu calendário a disputa na grama inglesa de Wimbledon. Ele ficou de fora do mais tradicional torneio do mundo nas últimas duas temporadas.
Os primeiros testes para a preparação feita pelo brasileiro acontecem nos dias 7 e 9 de fevereiro.
Guga viajaria ontem para Helsinborg. Seus companheiros nos confrontos da Davis serão André Sá, Ricardo Mello e Flávio Saretta.
Neste ano, o brasileiro já viveu situação semelhante à que encara agora, antes do início da Davis.
No começo do mês, após afirmar que havia feito sua melhor preparação e que estava embalado, Guga caiu na segunda rodada na Austrália -foi eliminado após ser derrotado pelo tcheco Radek Stepanek, por 3 sets a 2, em três horas e 48 minutos de jogo.
Em sete participações no Grand Slam australiano, o tenista nunca conseguiu passar da segunda rodada, e neste ano havia uma grande expectativa de que o tabu seria finalmente superado.
O principal motivo para isso havia sido a vitória de Guga no Torneio de Auckland, no início de janeiro. Foi primeiro título da carreira do tenista conquistado no primeiro mês do ano.
O brasileiro ocupa atualmente a 2ª colocação no ranking de entradas da ATP e é o 16º na Corrida dos Campeões.
Nos confrontos da Davis em Helsinborg, a equipe brasileira enfrentará Magnus Larsson, Thomas Enqvist, Jonas Bjorkman e Andreas Vinciguerra.


Texto Anterior: Boxe: Ministro põe Popó na fila de benefícios
Próximo Texto: Atletismo: SP confirma organização do Troféu Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.