São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos tira exemplo de zebras na Libertadores

Empate do Grêmio em casa serve de alerta a Luxemburgo para partida de hoje

Time, que perdeu só um dos 17 jogos que fez em casa nas últimas 4 participações no interclubes continental, teme correria do Defensor

JULYANA TRAVAGLIA
ENVIADA ESPECIAL A SANTOS

Apesar do bom retrospecto dentro de casa pela Libertadores -perdeu só um jogo em 17 disputados nas últimas quatro participações-, o Santos procura não cair na euforia para encarar o Defensor Sporting.
E a receita para contê-la vem do RS, lá pelos lados do Olímpico, o estádio do Grêmio.
Anteontem, os gaúchos ficaram apenas no empate sem gols contra os colombianos do Cúcuta. E o exemplo é usado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para orientar seus jogadores. "A Libertadores é complicada. Se não fosse, o Grêmio teria passado por cima do seu adversário jogando em casa. O Bolívar também não teria vencido o Toluca no México", disse o técnico santista, citando também a equipe boliviana, que derrotou os mexicanos por 2 a 1.
Na quarta vez em que participa do torneio em cinco anos, os santistas já disputaram 17 jogos em casa. Foram 12 vitórias, quatro empates e somente uma derrota, diante do Atlético-PR, em 2005, por 2 a 0.
E, para ajudar a evitar um novo revés, Luxemburgo convoca os torcedores a irem à Vila Belmiro. "A torcida sabe a importância que tem ao comparecer e fortalecer muito mais o ambiente. Se comparecerem em grande número, será mais difícil para o adversário conseguir derrotar a gente aqui", falou.
Ao contrário do que costuma fazer, o treinador já revelou qual será a escalação da equipe para hoje, quando colocará em campo suas principais estrelas.
Contando com atletas experientes como Zé Roberto, Antônio Carlos e Fábio Costa, o Santos espera brecar a velocidade da jovem equipe uruguaia.
"O futebol uruguaio é muito aguerrido e determinado. E esta equipe [do Defensor] tem muita garra e juventude. Eles têm apenas dois jogadores experientes. O resto é tudo jovem", analisa Luxemburgo.
Diante da velocidade rival, o elenco santista tentará manter a posse de bola. "O Defensor é um time bem formado, que sabe jogar dentro e fora de casa. Tem jogadores jovens, que correm muito. Por isso, vai ser importante a gente segurar a bola e trabalhá-la bem para fazer os gols", diz o lateral Kléber.
Para o meia Cléber Santana, o Santos deve repetir o espírito aguerrido exibido na vitória sobre Deportivo Pasto (1 a 0), na Colômbia, na semana passada.
Caso vença, o Santos assumirá o primeiro lugar do Grupo 8. "Se a equipe se mantiver compacta e sair bem com a bola, ganha", afirma Cléber Santana.


NA TV - Santos x Defensor
Sportv 2, ao vivo, às 19h



Texto Anterior: Batalha por Nilmar terá novo round
Próximo Texto: Violência: Goleiro agride técnico do Pasto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.