UOL


São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Recuperado de contusão, ídolo do São Paulo, que deve deixar o clube em julho, volta aos gramados depois de 46 dias

Kaká recomeça temporada e despedida

MARÍLIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O jogador mais caro e mais prestigiado do São Paulo reestréia hoje, às 15h30, contra o Figueirense, pela Copa do Brasil, na temporada 2003. Depois de 46 dias fora dos gramados, Kaká, agora "pronto", está escalado entre os titulares do time do Morumbi.
Depois de sua participação do Torneio do Qatar em janeiro, Kaká sofreu uma contratura muscular na coxa direita e só participou de nove dos 23 jogos do São Paulo neste ano. A primeira partida da final do Paulista foi a última do meia-atacante. Depois disso, foi afastado para se recuperar da lesão e para fazer uma pré-temporada particular -no mesmo período, o São Paulo perdeu o título estadual e começou o Brasileiro de forma irregular.
A volta de Kaká é também o começo de sua despedida. Segundo seu empresário, Wagner Ribeiro, a sua transferência para o futebol europeu é "inevitável". "Julho é o momento certo. Ele deixará o clube antes do final do seu contrato [2005]", afirmou Ribeiro.
O próprio jogador dá o tom de sua saída. "Quero sair daqui com uma conquista de peso", declarou o jogador, que, desde que se profissionalizou, em 2001, só ganhou pelo São Paulo o Torneio Rio-SP daquele ano. Ele também já justifica a necessidade de sua saída. "[A venda de um jogador] é o único jeito que o São Paulo tem para fazer dinheiro. Tem sido assim nos últimos anos."
Sobre a sua lesão, Kaká não fala, irritado com a relação entre a contratura e o trabalho de fortalecimento muscular a que foi submetido -risco que o programa de exercícios que fez pode causar se não for bem planejado, segundo depoimento do preparador físico Fábio Mahseredijan à revista oficial do São Paulo.
Prefere agradecer pelos paparicos dos companheiros e da comissão técnica, que festejaram a sua volta no jogo de hoje, apesar de o São Paulo poder perder por até um gol de diferença para seguir na Copa do Brasil -isso porque venceu o jogo de ida, em Florianópolis, por 2 a 0. "Fico feliz com os elogios. Mais feliz ainda por estar, enfim, recuperado."
A longa recuperação foi bastante generosa com o jogador, que teve atendimento particular do médico José Sanchez, que até deixou de de viajar com o time para os jogos para supervisionar pessoalmente o seu tratamento.
"Ele está recuperado tanto da lesão quanto dos eventuais problemas musculares que ocorreram em decorrência da sua não participação na pré-temporada [porque atuou no Torneio do Qatar com a seleção pré-olímpica]", declarou o médico são-paulino.
Ainda segundo Sanchez, o período de afastamento foi maior do que o necessário. "Preferimos fortalecer toda a musculatura do Kaká para ele poder resistir durante toda esta temporada e não apresentar novas lesões."
Além de Kaká, Oswaldo de Oliveira também terá o retorno de Leonardo, que está sem jogar desde março por causa de dores no púbis. Ele volta à lateral direita.


NA TV - Record, ao vivo, a partir das 15h30


Texto Anterior: Futebol - Soninha: Não é legal
Próximo Texto: Defesa reclama de carregar a "cruz" da equipe
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.