São Paulo, sexta, 1 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Argentinos festejam com MPB e ironia
da Reportagem Local

Os maiores dos jornais da Argentina, "Clarín" e "La Nación", classificaram a vitória sobre o Brasil de "histórica", enquanto os esportivos "Olé" e "El Gráfico" ironizaram em suas manchetes de ontem.
A tradicional revista "El Gráfico" publicou ontem uma edição extra com o título de capa "Se lo ro-rompimos" (em português, despedaçamos com eles), ironizando os derrotados, que têm a dupla Ro-Ro (Romário e Ronaldinho).
Já o jornal "Olé" estampou sobre uma foto de Claudio "Piojo" López, autor do gol de anteontem, um título em portunhol na capa: "Voce abusó". Foi uma referência à música de Antônio Carlos e Jocafi "Você Abusou", sucesso no país na década passada.
Nas manchetes internas, classificou o triunfo como um "piojazo", misturando o apelido do autor do gol argentino, "Piojo" (em português, piolho), com o termo "Maracanazo", como ficou conhecida a vitória do Uruguai sobre o Brasil na final da Copa de 1950.
O "Olé" afirma que foi "um jogo de xadrez" e que a Argentina "foi aprovada nesta avaliação para a Copa e pode já abrir o champanhe".
Já a manchete do jornal popular "Crónica" foi "100 mil mortos no Maracanã".
O texto da edição de ontem afirma que "o carnaval foi argentino no Rio de Janeiro" e destaca as vaias à equipe local e os gritos de "burro" endereçados para Zagallo.
Em seu caderno esportivo, o "La Nación" publicou uma fotografia em que aparece Cláudio López comemorando seu gol com as mãos no peito. Embaixo ficou a manchete "Direto ao Coração".
O maior destaque foi para o fim do jejum de 41 anos sem vitórias argentinas no Maracanã, afinal, a equipe não vencia desde 1957, no jogo que marcou a estréia de Pelé com a camiseta da seleção brasileira.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.