São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro, com muito apoio do público, chega às oitavas-de-final de Roland Garros ao derrotar Fernando Gonzalez

Guga vence e inicia "novo campeonato"

Associated Press
Guga comemora sua terceira vitória em Roland Garros, ontem, sobre o chileno Fernando Gonzalez


ALCINO LEITE NETO
DE PARIS

Mais do que uma vaga nas oitavas-de-final, a vitória de Gustavo Kuerten sobre o chileno Fernando Gonzalez, ontem, em Roland Garros, abriu novas perspectivas para o brasileiro, que busca o quarto título no torneio francês.
"A partir de agora é um outro campeonato. É preciso que eu pense de novo em outros objetivos", disse Kuerten, após a vitória por 3 a 1 (6/3, 2/6, 7/6 e 6/4), em duas horas e 42 minutos.
Antes do início do torneio, Guga disse que havia "muitos caras" jogando melhor do que ele.
Além disso, ele participou de apenas três torneios após a cirurgia no quadril direito, em fevereiro, e dizia não saber como seu corpo iria reagir à partidas disputadas em melhor de cinco sets.
"Não sou o favorito. Todos estão no mesmo nível, e eu provavelmente vou jogar melhor do que hoje", disse Guga, que amanhã enfrenta o espanhol Albert Costa, 22º no ranking de entradas.
O jogo com o chileno Fernando Gonzalez, o primeiro especialista em saibro que enfrentou em Roland Garros-2002, foi disputado.
De personalidade sanguínea, o chileno jogou a raquete várias vezes para o alto, manifestando sua raiva ao perder jogadas. Mais cerebral, Kuerten enfrentou as estocadas de Gonzalez correndo muito pela quadra e calculando com frieza os pontos fracos do rival.
No primeiro set, Guga quebrou o serviço do chileno no quinto e no nono game e fechou em 6/3.
Gonzalez reagiu no segundo set, venceu o saque de Kuerten duas vezes e empatou a partida.
O terceiro set só foi definido no tie-break. Guga começou mal, permitiu que o rival abrisse 3 a 0, mas empatou em 5 a 5. Após salvar um set point, Kuerten chegou a vitória por 8 a 6 em uma dupla-falta de Gonzalez.
Mesmo com Guga quebrando o serviço do rival logo no primeiro game, o quarto set foi equilibrado. Kuerten teve que salvar vários break points, mas manteve seus serviços para obter sua 17ª vitória consecutiva em Roland Garros.
O público, cuja maioria absoluta era a favor de Guga, se levantou de imediato após a jogada final e aplaudiu o brasileiro de pé, aos gritos. Dessa vez, Kuerten não correu pelos cantos da quadra, comemorando a vitória, como fez no final da partida com o italiano Davide Sanguinetti. Foi para o meio do campo e saudou a platéia, como se estivesse num palco.
Embora o jogo estivesse acontecendo quase ao mesmo tempo da abertura da Copa do Mundo, o estádio em Roland Garros ficou lotado. Quando começou França x Senegal, permaneceu cheio.


Com a Reportagem Local

Texto Anterior: Washington Olivetto: O preto no branco com Felipão


Próximo Texto: Parte da chave de tenista é "previsível"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.